Poecilotheria metallica - Cuidados Básicos

Poecilotheria metallica  


Olá amigos e amigos! Como estão? Nesta matéria pretendo lhes falar um pouco sobre esse belo animal, e alguns detalhes básicos para sua criação como PET.
Esta aranha também conhecida como "Gooty ornamental", por ter sido encontrada pela primeira vez em uma cidadezinha na Índia chamada Gooty, é uma aranha arborícula e podem chegar a ter 20cm. Seu habitat natural é a Floresta Estacional Decidual em Andhra Pradesh no centro sul da índia. 
Tem costumes bem parecidos com outras aranhas arborícolas, vivendo em buracos de árvores altas, onde fazem suas teias em forma de funil assimétricas. Alimentam-se de insetos que tem o azar de voar perto de suas toquinhas nas árvores, e podem até viver em pequenas comunidades, caso a quantidade de "moradias" seja escassa.





A Poecilotheria metallica é encontrada apenas em uma pequena área com menos de 100 quilômetros quadrados, numa reserva floresta que é no entanto altamente problemática.
Essas aranhas são bastante apreciadas por hobbystas criadores de tarântulas, principalmente por sua coloração, que é realmente linda. "Mas, essa aranha tem veneno?" Sim, toda aranha tem veneno, exceto as aranhas da família Uloboridae. 
"Mas o que eu quero saber é se tem veneno que faz mau!" E a resposta também é sim, esta bela aranha tem o veneno bastante potente, se comparado com o de outras tarântulas, e por ser ágil e com o temperamento agressivo, é um animal que apresenta risco maior ao Hobbista.
Logo, quem cria essas aranhas tem muito tempo de experiência na criação de tarântulas, conhecem o comportamento do animal, os cuidados necessários para dar conforto pro bicho, e não tomar uma grampeada do mesmo.
Recomenda-se muito estudo e preparação antes de adquirir uma Poecilotheria metallica, e o manejo do animal somente deve ser feito em casos de grande necessidade. Pegar o bicho na mão para mostrar para os amiguinhos não é um bom motivo de manejo! Isso estressa o animal e pode ocorrer uma desagradável picada.



Cuidados BÁSICOS para uma P. metallica


  • Alimentação: a alimentação de uma P.metallica é bastante parecida com as outras tarântulas. Pode ser alimentada com grilos, baratas e tenébrios. Podem colocar um potinho com água raso para a aranha também. Uma boa escolha é usar bebedouros pequenos para reptéis, porque carrega água suficiente para o animal, e fica muito bonito no terrário.
  • Terrário: por se tratar de uma aranha arboricula, vamos construir um terrário mais alto do que largo, decorado com tronquinhos ocos que vão servir de toca para a aranha. O substrato pode ser a terra vegetal misturada com fibra de coco, um pouco de musgo é bom para manter a umidade. Usem de bom senso referente ao tamanho do terrário. Enquanto um terrário grande demais é ruim para cuidar de uma ling, um terrário pequeno demais prejudica o bem-estar do animal. Calculem direito o tamanho que vão usar no terrário, certifiquem-se de que, caso a aranha deseje dar uma voltinha, ela terá espaço para isso.
  • Manejo: somente em caso de necessidade real: troca de terrário, troca de decorações, etc. Nunca pegue o animal para "brincar" com ele, ou mostrar para os amigos como você é radical. Isso estressa o animal, e mostra que o seu desejo de ter esse bicho não é pela paixão pelo mesmo, e sim para alimentar seu EGO. 




11 comentários:

  1. Obrigada pela explicação!

    ResponderExcluir
  2. Qual o valor pra compra-lá no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta por 500 conto

      Excluir
    2. Tenho para venda, se quiser me manda um e-mail... biologofabricio@hotmail.com

      Excluir
  3. Respostas
    1. A femea por volta de 20 anos, o macho apenas alguns anos.

      Excluir
  4. Eu tenho um pouco de medo, mas eu acho esses bichos tão lindos!

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Come baratas, tenebrios, grilo, larvas, quando adulto pode comer pequenos ratos.

      Excluir
  6. Onde eu encontro o temerário ideal para ela?

    ResponderExcluir
  7. Olá, boa noite me chamo Ricardo e eu tenho fascínio de criar uma tarântula, não essa aí pois não tenho ainda o conhecimento do animal, vc tem pra venda a tarântula normal e qual seria o valor por gentileza?

    ResponderExcluir

Postagens populares