Como criar uma Tarântula

Olá amigos e alunos!  : D
Como biólogo sou apaixonado por animais "exóticos", mas dos animais que já criei, as aranhas foram os mais interessantes, e da para apreciar bastante observa-las.
Muitas pessoas tem muito interesse em criar esses bichinhos em suas casas, mas não fazem ideia de onde encontrar o animal a venda, tampouco os cuidados que devem ter com o animal e etc. Com esta matéria, vou responder algumas dessas dúvidas mais comuns, e em futuras matérias vou aprofundar seus conhecimentos na criação desses animais. Bem, vamos lá. 

Atenção!

Primeiramente, é importante deixar claro que as tarântulas não são animais para manejo, e sim animais que criamos para observar apenas, por isso, se sua intenção em ter um animal desses é constantemente pega-lo na mão para "brincar" ou para se mostrar para amigos, pode ir escolhendo outro bichinho. A aranha deve ser deixada em paz no terrário dela, e só deve ser manejada em situações muito especificas (troca de terrário quando ela crescer por exemplo), pois o manejo estressa o animal, diminuindo o tempo de vida, e diga-se de passagem, causando uma vida muito triste para a bichinha.

Primeiros Passos:

Se você esta lendo esta matéria, provavelmente nunca criou uma aranha então é recomendado que você comece sua "experiência" com uma aranha com a necessidade de cuidados mais fáceis.
Minha recomendação é que opte por uma Vitalius sorocabae ou Brachypelma albopilosum (leia a matéria no blog sobre essas aranhas), que são aranhas com o temperamento mais calmo, não são ágeis, seus terrários são mais fáceis de serem construídos, e não exigem cuidados muito especiais. 


Vitalius sorocabae 

Brachypelma albopilosum


Independentemente da aranha que você irá escolher, antes de compra-la, você DEVE PESQUISAR MUITO sobre a mesma. Certifique-se de absorver muita informação sobre a aranha que escolheu, tendo boas noções de seu comportamento, alimentação, tamanho que o terrário deve ter e como deve ser construído, etc. 
É muito importante que você conheça o animal antes de compra-lo, só assim vai poder cuidar adequadamente do animal. Consedere também que, caso não conheça o comportamento do animal, pode sofrer um acidente por picada ou chuva de cerdas urticantes, que podem acreditar, causa um estrago grande. (Apesar da maioria das tarântulas não terem veneno ativo no ser humano, são aranhas grandes, de quelíceras grandes, então a picada é muito dolorida, sem falar nas cerdas urticantes, meu amigo você não vai gostar de receber um ataque dessas coisas).


Construindo o Terrário:

Agora você já escolheu sua tarântula e já pesquisou bastante sobre ela, você deve construir um terrário adequado para a mesma.
As aranhas não exigem terrários muito elaborados, com luz artificial, aquecedor, tv a cabo, internet 100mb e por ai vai, mas precisam que o terrário seja construído de acordo com sua espécie, considerando se são arborícolas, cavernícolas (gosto de chamar de fossoriais) ou terrestres.


  • As arbóreas gostam de escalar e geralmente ficarão coladas nos cantos do terrário, porque na natureza vivem em árvores.

Geralmente são aranhas mais ágeis, então tenha cuidado para evitar fugas. Pode decorar o terrário de uma aranha assim com galhos e troncos, pois vai servir de toca e ela tem mais lugares para fixar a teia. Certifique-se de ter um terrário mais alto do que largo, por motivos óbvios.


  • As fossoriais e terrestres tem o terrário parecido. Crie um terrário maior para que elas tenham espaço para "passear" as vezes. Também é necessário que o solo seja mais profundo, (5cm mais ou menos de terra, mas depende do tamanho da sua aranha) , porque elas cavam suas tocas (a cena delas construindo a toca é muito legal), e pode decorar com folhas, talvez uns galhinhos.

Agora com relação ao tamanho do terrário, procure por algo em torno de 10x10x10cm no primeiro ano de vida da aranha.
A partir de 1 ano de vida, procure ter um terrário com o tamanho de acordo com o tamanho do animal e da espécie, e dos costumes, enfim, personalizado para a sua aranha.

OBS: Depois de três anos pode ser usado um terrário com 25x15x15cm que deve ser o suficiente.
Para uma adulta use 20x20x20cm. (Dependendo da espécie e costume!!!!!).

Com relação ao substrato, pode usar areia, cascalho de rio,

terra vegetal (sem nenhuma adição de adubo ou qualquer outra coisa), pó de casca de coco ou vermiculita. Cuidado com o uso de terra preta ou vegetal, assim como com restos de comida, pois isso pode, e provavelmente irá, causar o surgimento de microorganismos no solo, o que pode levar a aranha à morte se esses mesmos microorganismos se proliferarem de maneira desordenada. E lembre-se sempre de retirar os restos da comida da aranha (se tiver restos), manter umidade adequada e, se possível, acompanhar a temperatura, mas isso é só um bônus mesmo.

Água é fundamental, refresca e sacia a sede da aranha, mantendo a umidade. Pode ser oferecida em vasilha ou pote. Algumas espécies como a Grammostola chegam a mergulhar nos potes quando está muito quente, mas não é motivo para por um pote fundo, afinal elas podem morrer afogadas.

Olhem alguns exemplos de terrários legais:


Terrário 1.


Terrário super bem decorado.

Terrário 3.

Terrário 4.



Agora uma parte crucial para a criação das aranhas:

Alimentação:

Tenébrios sempre são uma boa escolha de alimento para aranhas de qualquer idade.

  • Lings: Ou “slings” (spider lings, algo como filhotes de aranha), são Animais que possuam em torno de 10 a 20% do tamanho esperado para espécie.Podem ser alimentadas com patas de grilos (pegam super bem), larvas de besouro do amendoim, tenébrios, grilinhos, baratinhas e drosófilas.

  • Jovens: Animais com tamanho em torno de 20 a 60% do tamanho esperado para espécie. Podem ser alimentados com tenébrios, grilos, baratas e neonatos de camundongo.

  • Fêmeas adultas: Animais com mais de 60% do tamanho esperado para espécie. Podem ser alimentados com camundongos adultos ou jovens (dependendo da espécie), grilos, baratas e tenébrios gigantes.


  • Machos adultos: Animais já maturados sexualmente, em geral são menores que as fêmeas. Praticamente não se alimentam após a maturação, mais podem vir a comer grilos, baratas e tenébrios gigantes. Normalmente não comem camundongos.

Uma duvida muito comum dos que começaram a criar seus animais a pouco tempo é o porque de suas aranhas ficarem tanto tempo sem comer as vezes. (As vezes meses).
Se isso acontecer com sua aranha, não entre em desespero, pode ser que ela esteja perto de trocar de pele (ecdise), ou ela simplesmente não está com fome. 
Vale a pena também, chegar se esta tudo ok com o terrário, e trocar o alimento, que pode ser também que o alimento que você está oferecendo no momento não a agrade.

Observações: 
-Procure criar o alimento da sua aranha em casa. Evite encontrar insetos por ai, e oferecer para seu animal.
-Não retire as aranhas da natureza. 





34 comentários:

  1. Olá! Ganhei uma tarantula de presente e comecei a estudar sobre elas, mas nunca vi uma foto na net de uma tão "magrinha" como a minha. O abdomen dela tem mais ou menos 1/3 do tamanho do resto do corpo. Minha duvida é se esta é realmente uma tarantula e se ela pode estar desnutrida. Desde que ela chegou em casa ela rejeita comida.
    Tenho medo dela estar sofrendo. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigão como está? Existem "n" motivos para um abdômen muito franzino, ou menor que o tórax, mas vamos ao mais provável ok?
      Se ela estiver com o abdômen franzino, porém aceita o alimento que você oferece, pode ser que o alimento especifico não seja tão nutritivo para a aranha (menos provável), ou em uma hipótese também pouco provável, ela está saudável e é um macho,por isso o corpo mais franzininho.
      Também é possível que a aranha esteja pouco saudável devido alimentação incorreta, CONSTRUÇÃO ERRADA DE TERRÁRIO, ESTRESSE DEVIDO AO MANEJO (já foi dito algumas vezes no blog, que não se deve ficar "brincando" com a aranha), ou alguma doença que o bichinho esteja.
      Mas vamos te ajudar certinho ok? E vamos fazer sua menina ficar bem rapidinho! Primeiro, me envie uma imagem dela para a page no facebook (https://www.facebook.com/gobiologo/), e me informe a espécie, caso não saiba não tem problema vamos descobrir juntos, a partir dai vamos elaborar um plano para cuidar dela certinho, e caso alguma forma no tratamento da aranha esteja incorreto vamos corrigir ok? Bem vindo ao hobby!

      Excluir
  2. Salve André,

    Muito obrigado pela força.
    Meu CHUTE é que ela é uma Theraphosidae (pelo arranjo ocular) mas todo o meu conhecimento adquirido esses dias acaba aqui.

    Estou enviando a foto para o gobiologo@gmail, nao tenho facebook.

    ResponderExcluir
  3. Então amigão, Theraphosidae seria a família dela, só com essa informação não tem como especificar precisamente os cuidados para ela. Se puder, envia uma imagem para o Facebook do blog, que posso identificar ela e te ajudar melhor. : D

    ResponderExcluir
  4. ola, sou um Novato no hobby. Gosto de aranhas e outros animais a muito tempo mas somente agora estou com uma, tenho algumas dúvidas a respeito de quanto tempo devo trocar a terra ou limpar o terrário, a água, e se estou usando o substrato correto para a minha aranha. Eu não tenho facebook, se voce tiver algum grupo no whats app ajuda muito. Obrigado mesmo. Marcio 19988852928.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa camarada como está? Me chama no facebook, desculpa a demora ok?

      Excluir
    2. bom eu sou caroliny tenho 9 anos eu tenho uma aranha lobo e 2 papa moscas bom minha aranha lobo
      não este comendo mas antes ela comia muito rapido então eu acho que ela esta gravida mas ela não
      esta com o saquinho de ovos ela tem umildades mas ela não come bom essa e a minha pergunta.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. boa noite adquiri a minha recente a apenas uma semana é uma avicularia avicularia montei o terrario so que ela nao esta se alimentando o abdomem diminuiu bastante e estou preocupado espero que possa me ajudar att EVANDRO
    EMAIL evandro.lms@hotmail.com ou facebook https://www.facebook.com/evandro.moreira.75 wats 18996415151

    ResponderExcluir
  8. Olá, comecei a pesquisar sobre as tarântulas e a cada dia me interesso mais. E gostaria de adquirir uma.
    Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar a ter esse maravilhoso animal?
    Att.
    Marllon abrahao
    marllonabrahao@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá então tenho uma Lasiodora Klugi e uma Nhandu chromatus porém ambas estão com menos de 1cm,poderia me dar dicas de como cuidar delas?tenho uma Vitalius sorocabae que já fes a terceira ecdise e isso me gerou outra dúvida,em quanto tempo mais ou menos uma tarantula chega a 4cm sendo que ela se alimenta de meio tenébrio durante dois dias por semana (ME REFIRO A UMA L.Klugi)? fico no aguardo de sua resposta e obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa camarada como está? Posso ajudar sim, fico feliz com isso, me chama no facebook que podemos conversar melhor : D

      Excluir
  10. Olá André, quero começar a criar uma tarântula, porém não sei onde consigo adquirir, vc pode me ajudar, tem algum contato de algum criador? Sou do interior de São Paulo, região de Campinas.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Lídia!
    No Facebook há grupos que podem te ajudar, é só buscar por "tarantulas" que vc encontra.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  12. Alguém pode me adicionar né algum grupo sobre aranhas? 31985036419

    ResponderExcluir
  13. Ola, pela primeira vec esyoubalimentando minha grammstola acteon mais velha...ela n quis o neonato..o que pode ser ??

    ResponderExcluir
  14. Ola eu resgatei uma tarântula no campus da universidade (faço bio), ela tava fraca, chutaram achando q tava morta. trouxe pra casa e agr ela ta super vivona, comendo grilos e pa. Eu to pensando em ficar com ela, mas nao sei a espécie e por isso to com dificuldade pra montar o lugarzinho dela. Alguém me ajuda? Ray.zeppelin@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de saber como consigo uma autorização para criar uma tarântula. Email: wildnaturex@gmail.com.

    ResponderExcluir
  16. Você disse que a criação não é legalizada. Se eu comprar no mercado negro (Facebook), posso ter problemas com a justiça?

    ResponderExcluir
  17. Eu estou pensando em adquirir uma Grammostola Pulchripes e gostaria de saber se tem algo que eu não gemht encontrado na internet, como os costumes. Vcs poderiam me ajudar?

    ResponderExcluir
  18. Olá bom dia.
    Estou procurando seus contatos mas não encontrei vc pode me passar por favor.
    Seu email deve estar com problemas.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia
    Estou com uma caranguejeira mas não consegui identificar a espécie, alguem pode me ajudar?
    mr.valtermelo@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Boa Noite. "URGENTE"
    Meu nome e Lucas e estou com uma duvida sou novo em criar aranhas, recentemente obtive uma aranha lobo, hoje e 05/06/2019 e há uns 20 minutos atrás eu estava pegando no sono e uma caranguejeira enorme andou em minha mão, agora estou em duvida por que não sei qual o gênero exato dela. e quero saber se e possível que ela tenha sido atraída pela aranha lobo em que eu estava criando. (obs: as 2 aranhas estão vivas e ambas estão em meu quarto)

    Preciso de dicas, e que tirem essa minha duvida. Por favor!!!

    Este e meu email
    ferreira.lucas@yahoo.com

    ResponderExcluir
  21. Minha unica duvida que eu to tendo que eu sou novo nesse ramo, e estou muito interessado em criar esses animais lindos o unico problema que estou tendo é onde achar para comprar online :/

    ResponderExcluir
  22. Ja pesquisei em diversos lugares na estou certa de como cuidar e do que eu quero mas nao consigo encontrar lugares para comprar teria um site para indicar?

    ResponderExcluir
  23. Olá! Mas como faz se a criação é proibida no Brasil ?

    ResponderExcluir
  24. Oi, pessoal! Moro no Rio de Janeiro e estou interessada em criar uma tarantula, mas não sei quais são permitidas pelo IBAMA. Além disso, não sei onde adquirir esse animal. Alguém pode ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nenhuma caranguejeira é legalizada pelo Ibama, se quiser comprar, vá em grupo de Facebook, tem milhares.

      Excluir
  25. Oi minha Aranha não é tão pequena nem tão grande mas o terrário sim tem problema o terrário ser grande ?

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. muito boa explicação, sucesso, tenho uma A. Gomesiana, e adquiri recentemente um ling de Klugi, mas sempre pegava a A. na mão...vou parar...

    ResponderExcluir
  28. Quando sei que é o momento de alimentar a aranha? estou criando uma que caranguejeira ha dois dias que apareceu no meu quarto e gostaria de mais dicas

    ResponderExcluir
  29. tenho uma tarantula Lasiodora klugi, porém ele nao come e esta muito fraca, ja tentei mudar o terrario, e a alimentação porém nd, ja perdi uma da merma forma.

    ResponderExcluir

Postagens populares