Resumo do Método Cientifico


Como estão meus amigos? Vou fazer um resuminho do que é o método cientifico e seus passos nessa postagem, pra facilitar a vida de alguns estudantes ai que querem fazer ( dar control c, control v) seus trabalhinhos de escola ( ta pensando que eu nunca fui aluno é? eu manjo dos paranaue meus moreno).
Sem mais, vamos ao conteúdo:

Método cientifico - O que é?

O método cientifico é um conjunto de regras básicas dos procedimentos que levam ao conhecimento cientifico, tanto para um conhecimento novo, ou para correções em conhecimentos atuais. Toda teoria que não segue o método cientifico para ser desenvolvida, não tem força cientifica nenhuma, e isso chamamos de senso comum.
Prof. Jubilut ( Vou colocar referencias no fim do artigo ) exemplificou muito bem o que é senso comum. 

Ficou claro? Sim? Então continuemos....

O passo a passo do método cientifico:


Referencia no fim da matéria...



1- Observação de um fato (inicio do questionamento, observe o acima);
2- Problematizar o fato observado (complemente com o acima);
3- Desenvolvimento de hipótese;
4- Experimentação para validar ( ou não ) a hipótese;
5- Conclusão ( duas possíveis variáveis, verifique o acima) .

Para começar você deve observar alguma situação, (fato) , tentar analisar pormenores envolvidos neste fato, então problematizar, ou criar questões em torno do assunto, como por exemplo " como está acontecendo? ", " o que mais está envolvido nesse fato?" ,"porque este fenômeno acontece?", enfim, crie perguntas, se questione e questione o fato.

Depois de muito questionamento, você deverá criar uma hipótese, baseada no que analisou do caso até então. Como ainda não existe comprovação, você só esta "chutando" qual pode ser a resposta para este fato que está analisando, isso chamamos de "hipótese".
Então é necessário que ponha a prova sua hipótese, e faça testes que a possam validar, ou não.
Desenvolverá então experimentos, e deverá comparar resultados para chegar a alguma conclusão.

E então por fim, agora que você conseguiu provar que sua hipótese tem fundamento, você concluirá seu trabalho. 

O site Brasil Escola lembra :

..." Todas as afirmações realizadas após a utilização do método científico são chamadas de teorias. Quando diferentes hipóteses e experimentações são realizadas e o resultado é sempre o mesmo, passamos a ter uma lei".

( E como Prof. Jubilut também lembra: agora acontece a publicação de sua teoria, que será muito contestada por outros cientistas, é amiguinho, é assim que a ciência funciona.)



Ficou fácil e claro de entender? Deixem suas duvidas e opiniões logo abaixo nos comentários e o mais rápido possível vou responde-los! 
Agradeço vossa atenção, e bons estudos!


Mais sobre o assunto:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares