Pholcus phalangioides - Aranha pernuda

Pholcus phalangioides - Aranha pernuda

Pholcus phalangioides.

São as aranhas "pernudas" muito comuns em residencias em todo o Brasil. São aranhas que nunca irão se meter na sua vida, ficando quase sempre em suas teias nos cantinhos escondidos da casa.
São aranhas com o comportamento sinantrópico, isto é, se aproveitam das condições ecológicas que são criadas pela ação humana.
As fêmeas transportam os ovos nos seus pedipalpos, agrupando-os em pacotes de 20-30 ovos ligados por um casulo fino e esparso de fios de seda. O juvenis são transparentes e de pernas curtas, mantendo-se nas imediações da teia da progenitora até à primeira ecdise. Sofrem 5-6 mudas até atingirem a maturidade sexual. A longevidade máxima da espécie ronda os três anos.
O método de defesa dessa aranha é no minimo curioso. Se for provocada, ela irá balançar sua teia freneticamente, fazendo assim que se torne difícil de vê-la. Caso a ameaça persista, ela irá abandonar a teia, se lançando a o chão em fuga.
São muito benéficas, por fazer o controle de insetos daninhos, e não apresentarem ameaça alguma para os seres humanos, pois não tem veneno ativo, tampouco suas picadas são doloridas.

Aqui está a classificação cientifica:

Reino:Animalia
Filo:Arthropoda
Classe:Arachnida
Ordem:Araneae
Subordem:Araneomorphae
Superfamília:Pholcoidea
Família:Pholcidae
Género:Pholcus
Espécie:P. phalangioides



Curiosidade!: Existe a lenda urbana que estas aranhas são as mais venenosas do mundo. E o engraçado é que muitos acreditam nisso.

14 comentários:

  1. Olá minha casa é de madeira antiga... E aqui no fundo de casa encontrei varias aranhas em sua maioria as de jardins.. Saltadoras e cheguei a encontrar perto de uns blocos de madeira aqui no fundo, a temida aranha armadeira.. Agora o que esta me deixando com a pulga atrás da orelha eh no banheiro lá de fora principalmente na janela tem umas aranhas estranhas pretas brilhantes no corpo todo mas no abdômen ou bumbum dela eh um preto meio fosco... Tem 2 apenas eu diria que medem 1,7mm pelo meu cálculo visual mas o curioso são as teias dela eh esquisito parecem em formato de silindros ou sabe coador de café? Acho que eh a melhor maneira de definir não sei se vai me entender mas o formato das teias delas parecem com coadores de café literalmente ou um mini funil ou silindro sei lá eu gostaria de saber que aranhas são essas e se posso ficar tranquilo são venenosa? Ah e tem mais de noite quando vou lá ver elas somem desaparecem de lá e de dia estão lá de novo parece ser um habito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, após uma pesquisa rapida no Google vc vai encontrar uma aranha que se encontra nessa descrição sua (preta metálica que brilha porém no abdômen é um preto fosco) essa aranha e denominada de atrax robustus ela é bastante venenosa. Só que curiosamente ela é nativa do continente Australiano... Bom espero ter ajudado, se essa for Realmente a aranha de sua residência tome muito cuidado.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se ela come o inseto ou apenas elas sugam o fluindo deles, pois até hoje não achei em suas teias vários insetos

    ResponderExcluir
  4. Aqui no cantinho do meu quarto tem uma bem grande, todas as noites eu jogo um mosquito,mosca ou formiga para ela comer hehehe

    ResponderExcluir
  5. Fervi um leite e notei que tinha uma pequena aranha pernuda se consumir pode me fazer algo mal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim você pode
      pegar arkinsonismo.
      Patau (síndrome)
      Pfeiffer (síndrome)
      Plagiocefalia.
      Porfiria metabólica.
      Prader-Willi

      Excluir
  6. Uma dessa fez uma teia enorme em um canto próximo do meu espelho do banheiro, deixei ela quietinha e sempre que eu lavava o banheiro eu não mexia nela. Depois de um tempo eu matava mosquitos e dava para ela, ela corria e comia todos, ou sugava nao sei. Bom faz mais de um dia porem estou notando ela parada sem se mexer muito, acho que ela está morrendo, ela esta ao lado de dois pequenos esqueletos/fosseis de outras duas que já estavam mortas antes. Parece bobagem mas estou um pouco triste. As vezes eu ficava olhando ela embrulhando os insetos que eu dava por longos tempos.

    ResponderExcluir
  7. essa aranha pernuda come aranha marrom???? se sim, não mato mais, deixo elas quietinhas aqui em casa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Come sim, minha casa é de madeira e tem algumas aranhas marrons, ela ja comeu 3 pequenininhas e 1 media, virou minha bichinha de estimação agora hehehe

      Excluir
  8. Doug XTS será que não é a aranha teia de funil??? diz que essa é super venenosa...

    ResponderExcluir
  9. Oi, olha só tenho uma dessas atrás da minha porta de entrada de casa... Chama-se DOnaDEla😊...
    E agora apareceu outra na mesma teia já faz uma semana... Estão namorando? Pesquisei sibso não achei nada... Não pretendo dimesticar mas... Ela já e de estimação 😊

    ResponderExcluir

Postagens populares