Ephebopus murinus - Skeleton tarantula

Olá amigos e alunos, como estão?

Ephebopus murinus



Reino:


Animalia
Filo:Arthropoda
Classe:Arachnida
Ordem:Araneae
Família:Theraphosidae
Género:Ephebopus
Espécie:Ephebopus murinus



Também conhecidas como Skeleton tarantulas, devido os desenhos em suas patas que lembram ossos, são aranhas rápidas e agressivas, porém com veneno pouco ativo no ser humano.
É uma especie muito apreciada por hobbystas criadores de aranhas, por terem uma coloração muito bonita e de hábitos interessantes.
Costuma a ter até 15cm e não vive mais do que dez anos, e em cativeiro, é um pouco mais fácil de reproduzir e pode ter até 100 ovinhos na ooteca. Sua alimentação consiste basicamente de grilos e gafanhotos, se alimentando também de outros insetos que estejam disponíveis em seu ambiente.

Uma coisa interessante sobre essa espécie, é que mesmo pertencendo a uma subfamília de aranhas arborículas , elas tem a vida exclusivamente fossorial ( filhotes podem viver em bromélias e troncos de arvore, no entanto ).
Infelizmente, por ser comum no Brasil, na região da amazônia, ela é alvo de coleta por parte de malfeitores, que pouco depois as venderão.

Em cativeiro precisam da temperatura aproximada de 25-28°, umidade de até 85% no terrário, e atenção especial a sua forma especial de lançar cerdas urticantes: ela lança as cerdas raspando as patas dianteiras nos pedipalpos. Cuidado com a monstrinha.



Sobre a criação:

A aranha possui uma postura bastante defensiva em comparação com outras aranhas como V. sorocabae, por exemplo, e por serem relativamente ágeis, recomendo atenção dobrada com sua aranha. 
Também é um pouco mais difícil fazer a limpeza ou a troca de terrário, quando necessário,  pois mesmo quando entocada, ao perceber movimentação estranha no terrário ela logo sai da toca para proteger seu território. Então procure evitar ficar com as mãos muito próximas do bicho, porque pode ocasionar uma dolorosa grampeada.
Apesar dessas complicações, é uma aranha muito bela para se observar, e recomendo somente aqueles que já tem alguma experiencia em criar aranhas.

Terrários mais espaçosos do que altos são muito bem vindos para esta espécie, com um substrato mais macio, talvez terra vegetal misturado com pó de coco, para que a aranha possa cavar. Uma toca que cai muito bem é a casca de coco.

Um macho (menor), e uma Femea (maior), de Ephebopus murinus.





8 comentários:

  1. O legal de tudo...É que, a maioria das pessoas tratam as aranhas de pernas longas como aranhas Marrons.Outros no entanto, dizem que elas são super venenosas,mas como possuem presas pequenas não conseguem picar seres humanos.Como se elas fossem animais opistóglifos.
    Kkkkkkk.
    E tem aqueles ainda que dizem que elas são opilião.O que é interessante até.


    ResponderExcluir
  2. você conhece alguem ou alguma page ou site que disponha de venda de aranhas (lings)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camarada essa é uma coisa bastante complicada de encontrar hahaha, mas me chama pelo facebook que a gente ve se consegue encontrar um criador sério.

      Excluir
    2. Nesta página ela indica vendedores. Comprei a minha aqui. https://www.facebook.com/InsetarioBQ/

      Excluir
  3. Qual o seria a espécie desta aranha?
    https://goo.gl/photos/WwE8XYN2N6uYvfrx6

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo, essas espécies de Tarantula são fascinantes. Qual seria a mais dócil pra quem è iniciante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite camarada! Recomendaria para quem está entrando no hobby uma Lasiodora klugi, ou uma Vitalius sorocabae. São especies resistentes e de fácil manutenção.
      Da uma pesquisadinha nessas duas, o terrário para elas é simples de ser feito.

      Excluir
  5. Parabéns pelo conteúdo, tem me ajudado bastante.

    ResponderExcluir

Postagens populares