Nephilidae




Aranha da família Nephilidae

Reino:
Animalia
Filo:
Arthropoda
Classe:
Arachnida
Ordem:
Araneae
Subordem:
Araneomorphae
Superfamília:
Araneoidea
Família:
Nephilidae


Nephilidae é uma pequena família de aranhas araneomorfas (sub-ordem onde estão classificadas a maioria das aranhas mais comuns e mais venenosas), também incluída na sub-família de araneoideos.
São caracterizadas pela renovação parcial de suas teias, e muitas aranhas desta familia, como a Trichonephila clavipes e Nephilingis cruentata, são muito comuns no Brasil.

Tem a distribuição natural em zonas tropicais e sua máxima biodiversidade encontra-se no hemisfério sul, como pode-se ver na imagem abaixo:

Imagem retirada do site Wikipédia representando a distribuição geográfica das aranhas Nephilidae.


Triste nota:

Infelizmente, a internet possui pouquíssimas informações sobre esses animais (assim como várias outras aranhas), então as pesquisas tendem a ficar um pouco deficientes.


Comportamentos:

Por muito tempo observei essas aranhas (as mais comuns nas regiões que vivi), pois sempre as amei de coração. Então aqui farei algumas observações interessantes, usando como exemplo principal a Trichonephila clavipes, a qual tive mais contato.
Por ser uma família com aranhas de hábitos muito semelhantes, pode-se entender que possuirão essas características a seguir em comum.


Exemplo de T.clavipes macho (menor) e fêmea (maior).


As T.clavipes são aranhas sazonais, quer dizer, uma época do ano (geralmente a época mais quente) elas são vistas em grande quantidade, praticamente infestam florestas.
Podemos observar dezenas e dezenas de suas teias, muitas vezes teias compartilhadas (mais de uma aranha adulta na mesma teia), o que nos faz entender que são mais tolerantes umas com as outras do que outras espécies de aranhas.
Enquanto no tempo mais frio, elas simplesmente desaparecem, deixando apenas teias abandonadas para traz, e alguns poucos indivíduos em evidencia.

Nota: nas teias de Nephilingis cruentata encontra-se apenas um individuo, o que mostra que nem toda a família Nephilidae deve ser muito tolerante com "parceiros" em suas teias.


Nephilingis cruentata em sua característica teia em forma de funil.

São aranhas com o veneno pouco ativo no ser humano, causando na picada apenas a dor devido o tamanho de suas quelíceras, e vermelhidão (talvez coceira no local da picada).
Sua toxina deve apenas causar mais danos a uma pessoa que seja alérgica, o que não é surpresa visto que até a picada de uma formiga ou abelha pode causar graves danos a um alérgico.











5 comentários:

  1. Observei que quanto maior o tempo de jejum, mais próximo do branco é sua teia. Quando em ótimas condições e disponibilidade de alimentos, sua teia apresenta cor amarelo brilhante, próxima do dourado.
    Teias tão resistentes que pode-se amarrar e dar nós, como em uma linha.
    Samuel Henrique Ferreira - Ciências Biológicas UFMG

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou com uma Nephilengys cruentata na janela de casa e não quero matar e sim remove-la, visto que há grande circulação de crianças no local. Como devo proceder? Qual a melhor forma de tirar ela do local e onde posso solta-la? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, ainda esta com ela?
      Bom... nao precisa retirar ela, essas aranhas ate nos ajudando se alimentando de mosquitos, pernilongos etc... elas vivem em telhados, telhas, em construçoes mais altas, nos cantos dos telhados... se realmente deseja tirar ela, pode colocar ela num pote, e colocar de preerencia em alguma outra construçao... seja uma casa abandonada por exemplo.

      Excluir
  3. Olá,aqui em casa tem duas desta espécie,uma sumiu as listras das patas e só tem uma no abdômen,hj notei q apareceu um filhote e tem.um casulo perto,cada aranha vive em uma teia separada como ela conseguiu tem filhotes se está sozinha?
    Estão querendo mata las mas eu não deixou,mas vai aumentar quando nascerem os filhotes,eles irão ir embora ou irão ficar com a mãe?
    E se eu não acender a luz q atrai os insetos q ela come diminuindo a alimentação ela iria embora sozinha?

    ResponderExcluir
  4. Sou admiradora dessa aranha.Ficou muito tempo no cano do antena em baixo no telhado.Pensei que ela havia morrido mas como é tempo do frio pelo que entendi ela foi embora.perguna ela volta pro mesmo lugar onde estava?

    ResponderExcluir

Postagens populares