Terrário para Tarântula - Básico

Olá amigos e alunos, como estão? Hoje vou passar para vocês alguns passos básicos para construir o terrário para sua amiguinha de 8 pernas.
Em outras postagens darei detalhes para construção de terrários para espécies especificas, e darei outras dicas de criação, mas nesta matéria vou abordar de forma mais aberta a construção de terrário para as aranhas mais comuns para criadores iniciantes.

Vamos construir o terrário de uma aranha jovem, Lasiodora klugi, que tem o comportamento errante. Logo, o terrário precisa ter mais espaço do que altura, certo?
Usem de bom senso ao escolher o tamanho do terrário. Não pode ser um espaço muito pequeno, certifique-se de que a aranha vai ter espaço para dar umas voltinhas se quiser, também que vai ter espaço para uma ou duas decorações, espaço para uma toca, para uma cumbuquinha de água, etc. Também vale constar que não precisa ser um terrário gigantesco, ainda mais para um animal jovem, que vai passar a maior parte do tempo entocado.

Itens necessários:


- Um aquário ou caixa organizadora. Para ser franco prefiro os aquários. São mais caros, mas ai é uma preferência pessoal minha. Se optar por uma caixa organizadora, é importante fazer furos suficientes na tampa, e nas laterais, tanto para entrar ar como para manter a umidade equilibrada.



- Material de substrato. Não use areia, não use pedrinhas, não inventa moda por favor. Pode ser utilizado terra vegetal macia, pó de casca de coco fica legal também, se combinado com a terra.
Pode-se encontrar isso com facilidade em lojas de jardinagem, ou na internet mesmo. É barato.

- Lugar seguro para ela chamar de lar. Algumas opções de tocas para aranhas são tronquinhos ocos, tocas para répteis,etc. Eu estou usando em uma das bebes uma casca de coco, e a menina esta amando o esconderijo, então fica a dica.

- Decoração. Fica a critério de tu,meu amiguinho, escolher as decorações. Uma sugestão, que fica muito legal, são plantas suculentas, que até ajudam a manter a umidade, olha que maravilha.

- Spray pequeno. Eu uso para manter a umidade dos terrários e cai super bem. Da algumas sprayzadas a cada dois dias e fica legal. Mas isso depende da aranha que está criando, fique de olho na umidade dos terrários!

- Telinha comum. Caso esteja usando um aquário, pode usar uma telinha comum no topo dele para evitar fugas. Se você deixar uma pequena área aberta em seu terrário, pode crer que sua aranha vai escapar. É sério, elas fogem mesmo.

Montagem:



  • Primeiro vamos colocar o substrato no terrário. Coloque 2 ou 3 dedos de terra, isso deve ser o suficiente, dependendo do tamanho da aranha. Se for uma adulta, coloque mais.





  • A toca pode ser colocada em uma das extremidades do terrário, e na outra extremidade o potinho com a água.
  • Como já disse, as decorações são colocadas conforme sua preferência, mas use bom senso.Não coloque decorações demais para não ocupar muito espaço da casa da sua amiga aranhosa, e procure copiar da melhor forma possível o habitat natural da espécie que está criando.



  • Neste terrário coloquei uma suculentinha como decoração, e fibras de coco. Retirei um pouco das fibras depois para manter o terrário com aparência mais limpa.
  • Na imagem abaixo já adicionei uma casca de coco como toca para a Lasiodorinha. Parece que ocupou muito espaço, mas do outro lado, o terrário continua sem decorações. 
  • Como pote de água, uma tampinha serve enquanto a aranha for pequena.



  • Se estiver com uma aranha jovem, evite fazer um terrário grande demais, porque pode dificultar sua vida na hora de oferecer comida para o animal, e até dificultar a vida da aranha, na hora de buscar a comidinha dela.  Na imagem acima fiz propositalmente um terrário pequeno, que vai ser substituído por um mais espaçoso, acompanhando as Ecdises do animal, conforme a necessidade do mesmo.

Sugestões de compra para seu terrário:


Seguem alguns links com itens que podem ser utilizados para a construção do terrário. Alguns podem ser encontrados com facilidade em Petshops e lojas de jardinagem, outros são mais específicos de exóticos, por isso pode ser mais dificil de encontrar, mas para isso serve a internet.
Da uma olhadinha:

  • Substrato:
Fibra de Coco
Substrato de reptéis - PetNature

  • Aquário:
Aquário 25 Litros - Exemplo*
*Aquários podem ser encontrados em qualquer petshop! Só postei um exemplo do modelo que costumo usar.

  • Tocas:
Toca tronco
Toca Esconderijo Pequeno
Casca de coco

Precisa ser escolhida de acordo com o tamanho do animal.

  • Bebedouros:
Modelo 1
Modelo 2
Modelo 3

  • Tela anti-fuga:


  • Spray:
Exemplo 1
Exemplo 2

Estes frascos são fáceis de encontrar em lojas de R$1,99. Da uma olhadinha por lá!

  • Decorações:
Planta Artificial Média

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares