Vitalius sorocabae

Vitalius sorocabae 


Reino:

Animalia

Filo:

Arthropoda

Classe:

Arachnida

Ordem:

Araneae

Família:

Theraphosidae

Género:

Vitalius

Espécie:

Vitalius sorocabae


A Vitalius sorocabae tende a ter um temperamento calmo, apenas atacando para se defender. Dificilmente irá soltar cerdas urticantes, porém isso depende de individuo para individuo.
Tem hábitos noturnos, ficando o dia inteiro em sua toca, e saindo a noite para recolher alimento.

Os machos dessa espécie tendem a viver de 6 a 9 anos, mas isso dependerá das condições do ambiente em que esta, assim como se sobreviverá após copular, pois as fêmeas podem mata-los.
As fêmeas vivem muito mais, variando de 10 a 15 anos de vida, sendo também maiores e mais belas.

Esta aranha é típica da cidade de Sorocaba - SP, por isto o "sorocabae" no nome científico da espécie. Ela é encontrada no estado de São Paulo, e em partes dos estados vizinhos. Uma aranha que gosta de uma clima úmido 60 a 75 % umidade relativa do ar, e ligeiramente quente, 24 a 28 cº. 
Se alimentam de grilos, baratas, tenébrios e, em alguns casos, as fêmeas adultas podem se alimentar de pequenos roedores. Com o metabolismo lento, fazem grandes intervalos entre uma refeição e outra, podendo ficar meses sem se alimentar, dependendo das circunstancias,.


Vitalius sorocabae

Criação em cativeiro: 

Para aqueles que querem criar uma tarantula, mas tem pouca experiencia, a V. sorocabae é uma ótima escolha para começar. Tem o temperamento muito calmo, dificilmente irá picar ou soltar cerdas, também tem a coloração muito bonita. Com relação ao seu terrário, não precisa ter cuidados especiais, como lampadas especificas, pedras aquecidas, etc. Basta ter ao menos uma cumbuquinha de água (quando adulta), espaço para a aranha ficar confortável, uma toca, e o substrato pode ser terra vegetal e pó de casca de coco.
Quando ling (filhote), um pouco de terra vegetal, um pequeno lugar para a aranha se esconder, e para dar água, coloque um algodão umedecido, ou simplesmente mantenha a umidade no terrário alta.



14 comentários:

  1. amooo aranhas e pretendo compra uma dessas

    ResponderExcluir
  2. Já pesquisei bastante sobre aranhas e sobre como cuidar gosto de aranhas desde pequeno mas não encontro para mim comprar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure Ster Aracno no Facebook...tem pra vender

      Excluir
    2. Grupo no face chamado caranguejeira BR tem vários espécies a venda.

      Excluir
    3. Tem vários grupos no Facebook, que vendem lings de tarantulas

      Excluir
  3. Assim posso lavar bem a areia comum de construção e por pra minha ling baby quando lava ela fica com as pedrinhas uma mas linda que a outra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Areia não amigo, só terra inerte com fibra de coco caso contrário diminuirá muito tempo de vida da sua caranga

      Excluir
  4. Comprei uma ontem chega até quinta estou ansioso demais pra criar ela

    ResponderExcluir
  5. comecei a me apaixonar por essas criaturas fantasticas, no entanto nao sei onde posso adquirir legalmente uma :/ ainda mais por ser minha primeira

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Acho que o terrário da minha ling está com algum tipo de mofo, não sei ao cerro, será as teias dela? Se for o caso do mofo, como posso combater?

    ResponderExcluir
  7. Oi, alguém sabe se algum lugar vende aranhas legalmente em Fortaleza CE ?

    ResponderExcluir
  8. Legalmente ainda não existe no Brasil meu amigo.

    ResponderExcluir

Postagens populares