Relações Ecológicas – Harmônicas e Desarmônicas


As relações ecológicas ou também chamada de interação ecológica definem o relacionamento entre os seres vivos entre si e entre o ambiente em que habitam para que eles obterem alimento, abrigo, proteção e se reproduzirem. Essas relações podem ser classificadas entre intraespecíficas ou interespecíficas conforme os níveis de interdependência.
As relações intraespecíficas são as relações de indivíduos de mesma espécie, já as relações interespecíficas para seres de espécies diferentes. Essas relações podem apresentar benefícios ou prejuízos, ou seja, podem ser harmônicas quando o resultado da associação entre as espécies é positiva, desse modo um ou os dois são beneficiados sem prejuízo de nenhum deles. Já as desarmônicas é quando há decorrência negativa dessa relação, ou seja, quando houver prejuízos para uma ou ambas as espécies envolvidas.

Relações Intraespecíficas Harmônicas

·         Sociedade

Indivíduos da mesma espécie independentes, organizados que cooperam no controle e cuidados entre si por meio de divisão de trabalho. Geralmente a morfologia corporal está relacionada a atividade que exercem. Ex.: abelhas, cupins, formigas, etc.
·         Colônia
Indivíduos associados anatomicamente. Eles podem apresentar-se semelhantes ou com diferenciação corporal de acordo com a atividade que realizam. Os corais por exemplo são colônias formadas por vários pólipos, ou seja, pequenos animais do filo dos cnidários. Também formam colônias seres como bactérias, protozoários, algas, além de um outro cnidário, a caravela, que tem forma de medusa.
Relações Intraespecíficas Desarmônicas
·         Canibalismo 

 É quando seres que se alimentam de outros indivíduos da mesma espécie. Geralmente isso acontece para controlar a população ou para garantir o aporte genético. Por exemplo a fêmea da aranha come o macho após a cópula, outro exemplo igual é do louva-deus, um inseto predador que devora vorazmente outros insetos que captura com suas patas dianteiras e também no ato do acasalamento o louva-deus antes ainda do término da cópula começa a devorar o macho comendo-o por inteiro da cabeça às patas.

·         Competição

Disputa entre indivíduos da mesma espécie por territórios, parceiros sexuais, comida, recursos dentre outros. Acontece em quase todas as espécies. Exemplos dessas relação são peixes de cativeiro que disputam a comida, os sapos, pererecas, rãs e todos do  grupo de anuros que possuem um comportamento para reprodução bem especifico, os machos vocalizam para atrair as fêmeas, entretanto quando vocalizam além dos machos atraírem as fêmeas eles atraem predadores também.

Relações Interespecíficas Harmônicas

·         Mutualismo

Indivíduos de espécies diferentes que se encontram intimamente relacionado, ambos se beneficiam da associação gerando vínculo de dependência. Exemplos: líquens (fungo + cianobactéria), cupim e protozoário, que digerem a celulose em seu organismo; e as micorrizas (fungos + plantas)

·         Protocooperação

Indivíduos que cooperam entre si mas que não dependentes um do outro para sobreviver, ou seja, podem viver de forma isolada também. Um exemplo muito comum são os pássaros que se alimentam dos carrapatos do boi, outro exemplo é o peixe-palhaço e anêmona, o peixe ganha proteção e a anêmona se alimenta dos restos de alimentos.

·         Inquilinismo

Uma espécie usa a outra como abrigo, sem prejudicá-la, mas somente ela se beneficia, pode ser temporário ou permanente. Exemplo: orquídeas e bromélias associadas a grandes árvores.

·         Comensalismo

Uma espécie se alimenta dos restos alimentares de outra. Exemplo: os urubus que
 comem os restos das presas deixados por outros animais na natureza.

Relações Interespecíficas Desarmônicas

·         Amensalismo

É este tipo de relação na qual há seres prejudicados com a relação sem intenção, benefício nem prejuízo do outro. Exemplo: as raízes de certas plantas liberam substâncias tóxicas que evitam o crescimento de outras na região.

·         Predatismo

Essa é a Teia Alimentar, que é sustentada por um delicado e complexo equilíbrio das relações entre os seres vivos que dela participam. É quando um animal predador caça e mata uma presa para se alimentar. Exemplo: leão caça um búfalo, serpente que mata o rato para comer, entre outros.

·         Parasitismo

Uma boa parte das doenças que podemos ter é causada por parasitas como vírus, bactérias, protozoários, fungos e vermes. Insetos e aracnídeos também usam e abusam de outros seres; e, quem diria, até as plantas podem ser parasitas de outras plantas. Neste tipo de relação, o hospedeiro é prejudicado pelo benefício que o parasita tira dele. Por exemplo, vermes platelmintos que habitam o intestino humano.

·         Competição

É a disputa por recursos entre espécies diferentes, como presas, territórios, abrigos, recursos e afins. Cada espécie sobrevive explorando um conjunto de recursos. Isso define o seu nicho ecológico, também entendido como o papel desempenhado por esta espécie no ecossistema. Exemplo: o leão compete por comida como o guepardo e a hiena, que têm estratégias de caças diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares