Manual de criação de Iguanas

 


Olá amigos e alunos! Hoje vos trago uma série de documentos e instruções de como criar uma iguana em casa. Vou dar algumas sugestões de equipamentos,  e tratativas, e já recomendo que leiam todos os documentos que forem postados, e comprem os equipamentos necessários, antes de adquirir o animal.

Primeiros passos: comprando o equipamento.

Vamos iniciar comprando tudo o que for necessário para criar o animal. As iguanas precisam de alguns tratamentos "especiais" e é indispensável que você possua todos os equipamentos antes de adquirir sua iguana.  Para poupar tempo, vou fazer uma lista, e recomendar marcas que conheço e confio.

1- O terrário.

Calculem um bom espaço mesmo para o animal filhote. As Iguanas crescem muito e vão precisar de terrários grandes. Nem pensem em caixas organizadoras pelo amor de Deus, o terrário precisa ter espaço para colocar troncos e galhos para sua Iguana escalar, precisa ter espaço para todo equipamento, e sobrar espaço pro animal se mover tranquilamente. Planejem com antecedência! Uma boa ideia é criar o animal solto em casa, mas ai precisa de mais planejamento ainda! Usem a vontade o bom senso.

2- Placa aquecida - Pedra aquecida.

Você pode escolher entre um dos dois, ou os dois se preferir. Depois que sua Iguana comer, ela precisa de um desses dois itens para apoiar a barriguinha. Isso ajuda na digestão do bichinho.

Pode escolher um dos dois, o legal da pedra é que combina direitinho com o ternário.



3- Lâmpada UVA-UVB.

Não deixem de ter de forma nenhuma pessoal, mesmo se você mora em uma região quente, que o animal vai receber um solzinho todo dia. É indispensável, eventualmente sua Iguana não vai tomar banho de sol, e você vai precisar da lâmpada, eu te garanto.




Você consegue essas lâmpadas facilmente pelo mercado livre, ou em lojas especializadas , como Da Silva Sauro, ou Cobasi.


4- Cálcio para répteis.

Mais um item fácil de conseguir e não pode faltar, principalmente para o animal mais jovem. Não façam aqueles "pó de casca de ovo", o cálcio para repteis é barato e dura muito tempo, comprem! 

Abaixo segue o cálcio que eu conheço e uso. Custa cerca de R$50,00 e dura muito tempo. Na embalagem já da para ver o logo da "Da Silva Sauro", loja conhecida e confiável de equipamentos para animais exóticos.



5- Alimentos naturais.

É bom já deixar pronto algumas porções de comida natural para sua Iguaninha. Couve, cenoura ralada, folha de hibisco, hortelã, rucula, algumas frutas, seja criativo e varie a alimentação do bicho. O manual que vou postar aqui vai ser mais profundo com essas informações, não deixem de ler.


Confere o vídeo do Sergio Rangel sobre a alimentação das Iguanas dele. Vale lembrar que Iguana não come carne! Segue o vídeo:


.

6- Ração para iguanas.

Isso é opcional, mas compensa ter. A ração pode suplementar a alimentação da Iguana, o que quer dizer que você pode oferecer com o alimento natural, logo, não ofereçam somente ração.

A marca que eu conheço e confio, é a MegaZoo que custa cerca de R$40,00. É fácil de encontrar, acredito que qualquer Cobasi perto da sua casa deve ter essa ração.



Segunda parte: cuidados do dia-a-dia com minha iguana

Você vai perceber que os tratos com sua Iguana são relativamente simples. Os procedimentos se repetem todos os dias, com poucas exceções. Por exemplo, se você vive em um lugar quente, e sua iguana recebe banho de sol todo dia, em um dia frio com pouco sol você vai precisar usar suas lâmpadas e placas aquecedoras para manter o bem estar do animal, e ai temos uma mudança na rotina.
Mas vamos ao que interessa: quais os cuidados que tenho que ter todo dia?

1- Iguana filhote - Alimentação, Suplementação, Manuseio.




Quando sua Iguana ainda é um lagartinho, é quando você vai precisar de mais cuidado com ela. O animal jovem é frágil, precisa de muita atenção com relação a alimentação correta e iluminação, e é o melhor momento para que vocês criem um vinculo de amizade.

- Alimentação e suplementação: 

A alimentação do animal pode ter os vegetais que uma adulta come sem problemas, só certifique-se de que estão bem cortados para que o animal não tenha dificuldade em engolir, afinal, você não quer engasgar teu animal né? Vai ser importante colocar o cálcio para repteis espalhado por toda a comida (deixe bem distribuído), talvez duas colheres de chá do cálcio para repteis seja o suficiente, use o bom senso. 
Varie bastante os vegetais que seu animal vai comer, e preste atenção nas preferencias do animal, no futuro isso vai te ajudar a escolher as melhores refeições para sua Iguana.
Algumas sugestões de alimentos que Iguanas amam são couve, escarola, rúcula, cenoura ralada, folha de hibisco, enfim, são muitas opções.
Cai muito bem adicionar a ração neste período da vida do animal, porque adiciona muitos nutrientes que vão ajudar no crescimento do seu bicho.

-Manuseio:

Como já dito, a "infância" do seu animal é a melhor fase para que vocês façam amizade, então gaste tempo na companhia do seu animal.
Deixe que sua iguana fique confortável com sua presença, aproxime-se devagar, ofereça comida da sua mão, mostre para o animal que você não é uma ameaça! Acredite em mim, a Iguana entende.
Respeite também o espaço do seu animal. Quando a Iguana demonstrar que não está gostando da interação, melhor tentar outra hora. Tente interagir novamente depois de um tempo, se você for com calma, provavelmente a Iguana vai fazer amizade com você.
Já digo que nem todas as Iguanas vão ser 100% sociáveis. Cada animal tem sua personalidade, e enquanto algumas Iguanas são simpáticas, gostam de interagir, outras não gostam de interagir, e podem mostrar comportamento defensivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares