Onde comprar animais Silvestres e Exóticos? Como legalizar meu animal Ilegal?

Olá amigos e alunos! Como estão? 
Com muita frequência, eu vejo leitores do site perguntando onde podem adquirir animais silvestres e exóticos para criar em casa como PET, então resolvi resumir um pouco sobre esse assunto nesta matéria.



A primeira coisa que precisam saber, é que a lista de animais para criação como PET não é muito extensa no Brasil, mas as leis tem se tornado mais flexíveis com o passar do tempo, e animais legais tem se tornado mais comuns. 
Então caso o animal que você tanto deseja ainda não for legal como PET, não se desespere, e acima de tudo não recorra a animais provenientes do trafico. 
Lembre-se que nossa intenção é acabar com o trafico de animais, não apoia-lo okay? 
A seguir, veja algumas perguntas muito comuns sobre a criação de silvestres e exóticos, e a resposta para as mesmas:

Pergunta: Onde consigo comprar uma aranha legalizada? (Pergunta super comum).
Resposta: No Paraná, Alagoas e Rio de Janeiro, é permitido a comercialização desses animais legalmente, e já existem criatórios montando o plantel. Porém, ainda não existem exemplares a venda, então se você pretende criar aranhas em casa, vai precisar esperar mais um pouquinho até que os criatórios tenham filhotes a venda (Pode demorar um pouco).

Pergunta: Tenho um animal coletado, ou ilegal, como faço para legalizar?
Resposta: Não tem como fazer um animal ilegal se tornar legal. O que você pode fazer agora é entregar ao órgão ambiental da sua cidade. Não precisa se preocupar, que entregas voluntarias não acarretam em nenhum tipo de punição!
Também reforço que NÃO COLETE ANIMAIS! Também não aceite como presente animais coletados.

Pergunta: Coletei um animal/comprei um ilegal e não tenho condições de criar mais/não quero mais criar, posso soltar de volta na natureza? Dou de presente pra alguém?
Resposta: Não pode soltar na natureza, nem dar de presente.Se você soltar o animal na natureza, existe a possibilidade de causar um desequilíbrio ecológico, sem contar que é um crime ambiental, e você vai ser punido de acordo.
Nesses casos, vá até o órgão ambiental da sua cidade e entregue o animal a eles, e depois não volte a coletar nem comprar animais ilegais. Lembro de novo que a entrega voluntaria não gera punição!

Pergunta: Conhece algum criatório de confiança?
Resposta: Alguns Criatórios legalizados, e de confiança:

Reserva Romanetto


A reserva romanetto (que é bastante conhecida) possui Tigres d'agua e Jabutis legais para venda, e deve no futuro disponibilizar Iguanas também (No momento não tem). A reserva fica em Morretes/Paraná.


Jiboias Brasil


Um criatório pioneiro de serpentes, possui diversas espécies a venda, e vale dizer que os animais são muito bem cuidados. O Jiboias brasil fica em Betim/Minas Gerais.


Criatório Vale Verde



O criatório vale verde, que também se encontra em Betim/Minas Gerais, possui aves como Papagaios, Araras e Jandaias. O criatório também tem a autorização do IBAMA, e os animais a venda são nascidos no criatório.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares