Guia básico para identificar aranhas

Olá amigos e alunos!

Nesta matéria pretendo transmitir algumas formas de identificar aranhas, e as características daquelas que é mais comum pedirem identificação, ou seja, aparecem com muita frequência. É importante deixar claro que existem mais de 40.000 espécies existentes, por isso é impossível conhecer a todas elas e, logo, impossível identificar todas as especies de aranhas.Por isso é preciso ser razoável, encontrar aquelas que acha ser importantes para você (talvez as mais comuns ou com maior valor cientifico), e aprender a identificar as mesmas. 
Aproveitem a internet para pesquisar muito sobre diversas especies de aranhas, vejam imagens, enfim, pesquisem muito, pois se não conhecerem as especies, não poderão identifica-las caso as encontre por ai. 


Primeiro, observem esta imagem com características gerais das aranhas:

Imagem 1.

Identificando a aranha


Para identificar uma aranha,podemos primeiro observar o padrão de cores e desenho do abdômen, pois em algumas especies o padrão do desenho e padrão de cor é tão característico, que só essa parte do procedimento já é o suficiente para descobrir a espécie.
Alguns exemplos de aranhas que podem facilmente ser identificados por seu padrão de cor, e desenho no abdômen são a viúva-negra (Latrodectus sp), aranha de prata (Argiope argentata) e Trichonephila clavipes (antiga Nephila clavipes).

Trichonephila clavipes.

Argiope argentata.

Latrodectus sp. (viúva negra)


Como podem ver nas imagens, seus desenhos pelo corpo são fáceis de serem decorados, e uma vez vistas, podemos imediatamente identificar suas especies, ou no minimo, seus gêneros. Mas nem todas as aranhas terão um padrão tão característico em seus desenhos, então é necessário observar outras características da mesma, como por exemplo a posição das pernas.
Algumas aranhas tem a postura com pernas mais próximas ao corpo mesmo quando andam, e outras com pernas mais distantes do corpo. Querem um exemplo para entenderem o que estou falando? Vou dar dois:
A aranha "chatinha" (como muitos chamam), fica o tempo inteiro com suas pernas bem esticadas, o que até dá a ela a aparência de um caranguejo, e pior, o apelido de aranha caranguejo. Veja na imagem.


Selenops sp.


Agora também temos aquelas aranhas que mantém as perna mais juntinhas do corpo como por exemplo as aranhas da família Salticidae, que eu tenho que dizer, são aranhas que eu acho muito simpáticas e curiosas. Vejam as imagens:




Belíssimas Salticidae.


Gente fala sério, elas são muito bonitinhas não são? Percebem como as perninhas ficam juntas do corpo? Outras aranhas fazem isso e podem ser identificadas com esta característica.
Mais uma coisa que pode ajudar na identificação é o padrão dos olhos da aranha. Não há muito que falar sobre esta característica em particular, mas tem uma imagem que acredito que vai ajuda-los e muito. Vejam:



Viram como é interessante os padrões dos olhos das aranhas? Parece que estão dispostos de acordo com a necessidade de cada especie, e isto é fascinante. Me leva a pensar se tudo isso não teve um projeto inicial, pois desacredito que o "acaso" leve a tamanha perfeição.

Essas são algumas características que devem ser observadas para identificar uma aranha, e vocês sabem da necessidade de estudar previamente varias especies para que possam realmente identificar o animal, e para facilitar,segue um compilado com algumas aranhas muito comuns em residencias no Brasil:













18 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Apareceu uma aranha estranha aqui na minha casa ela era toda preta era pequena e tinha duas patas que parecinham com fios de cabelo mais as outras patas eram mais groças bem menores que essas duas ñ deu pra observar muito pq eu fiquei com medo pois nunca tinha visto um acoisa estranha daquela e tbm n sabia se tinha alguma toxina ... gostaria que me ajudassem eu tirei uma ft dela só que ñ da pra mandar por aqui... Obg.

    ResponderExcluir
  3. estava lavando um alface quando cortei o tronco ela pulou de dentro, ela é marron avermelhado tem dois presas enormes na frente das patas, meu filho achou que fosse aquela aranha que necrosa o local, prendemos ela dentro de um vidro e não sabemos o que fazer , pois ja tem uma noite e um dia e ela não morreu, pode me mandar qual é a especie e o que posso fazer com ela , pois não queria mataála

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente era uma aranha-lobo. Bem comuns e um tanto assustadoras, devido às aparência. Ela possui uma toxina quase inofensiva aos humanos, mas pode causar febre dependendo da pessoa.

      Excluir
  4. Eu estava eu uma trilha e encontrei uma aranha que possuía o corpo e as suas duas patas de traz esverdeadas, suas patas dá frente eram marrons com listras verdes. Que espécie é essa?

    ResponderExcluir
  5. Apareceu uma aranha que e marrom e preta na parte de tras, mas em cima da cabeça é vermelha. Ela e perigosa?

    ResponderExcluir
  6. Por favor, faça um tópico falando de cada aranha conhecida no Brasil e como elas se comportam, igual o tópico das aranhas mais conhecidas em casa, pfvv

    ResponderExcluir
  7. yemos Uma Miranda em nossa garagem, bem diferente assusta um pouco mais e muito imprecionante., minha esposa tem ódio mortal, mas as crianças estão achando o máximo. Gostaria de identificá-lo para explicar para meus filhos suas características.

    ResponderExcluir
  8. Apareceu uma aranha pequenininha aqui em casa, ela era branca e tinha uns pontinhos pretos na parte de trás
    Media mais ou menos de 3 a 5 mm
    Queria saber se ela era perigosa ou nã

    ResponderExcluir
  9. Eu matei uma aranha aqui em casa e fiquei na dúvida se era marron ou não. Como posso mandar a foto para pesquisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pode me enviar para o email do site a imagem! Vou ficar aguardando

      Excluir
  10. Boa noite. Ano passado matei uma aranha armadeira no meu Pátio. Agora tinha uma outra aranha no meu sofá. Como faço pra mandar a foto da aranha para vc identificar? Ela está viva dentro de um pote de vidro. Estou com medo pois há que eu matei era grande e estou preocupada se essa seja um filhote

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, ano passado matei uma aranha armadeira no meu Pátio. Hj encontrei uma outra aranha no meu sofá. Ela e menor mais e parecida com a armadeira. Estou preocupada pois essa e menor e seja um filhote. Oque eu faço? Pra onde posso mandar a foto ela está em um vidro e está viva

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde ... Estou estudando demais esses artigos! Trabalhamos com o controle de pragas e aqui na empresa só realizamos o controle das aranhas peçonhentas! As aranhas que não são venenosas devemos proteger! www.aniquilardedetizadora.com.br

    ResponderExcluir
  13. Apareceu um Aranha diferente no meu quintal que nunca vi parecida e com o andar diferente, como faço para identificar e catalogar?

    ResponderExcluir
  14. Boa noite
    Como posso enviar uma foto para tentar descobrir qual espécie de aranha que está vivendo em meu quintal?

    ResponderExcluir

Postagens populares