Aranhas mais comuns em residências

Olá amigos e alunos!
Segue um compilado com algumas das aranhas muito comuns em casas no Brasil, que é um complemento da matéria sobre identificação de aranhas, facilitando a identificação destes animais quando vocês os encontrarem em suas residencias. 
Procuro abordar de forma simples os comportamentos destes animais, e informar os possíveis riscos da presença do mesmo em sua casa. Espero que aproveitem bastante o conteúdo! Vamos lá:

Pholcus phalangioides.

São as aranhas "pernudas" muito comuns em residências em todo o Brasil. São aranhas que nunca irão se meter na sua vida, ficando quase sempre em suas teias nos cantinhos escondidos da casa.
São aranhas com o comportamento sinantrópico, isto é, se aproveitam das condições ecológicas que são criadas pela ação humana.
As fêmeas transportam os ovos nos seus pedipalpos, agrupando-os em pacotes de 20-30 ovos ligados por um casulo fino e esparso de fios de seda. Os juvenis são transparentes e de pernas curtas, mantendo-se nas imediações da teia da progenitora até à primeira ecdise. Sofrem 5-6 mudas até atingirem a maturidade sexual. A longevidade máxima da espécie ronda os três anos.
O método de defesa dessa aranha é no minimo curioso. Se for provocada, ela irá balançar sua teia freneticamente, fazendo assim que se torne difícil de vê-la. Caso a ameaça persista, ela irá abandonar a teia, se lançando a o chão em fuga.
São muito benéficas, por fazer o controle de insetos daninhos, e não apresentarem ameaça alguma para os seres humanos, pois não tem veneno ativo, tampouco suas picadas são doloridas.

Aqui está a classificação cientifica:

Reino:Animalia
Filo:Arthropoda
Classe:Arachnida
Ordem:Araneae
Subordem:Araneomorphae
Superfamília:Pholcoidea
Família:Pholcidae
Género:Pholcus
Espécie:P. phalangioides



Curiosidade!: Existe a lenda urbana que estas aranhas são as mais venenosas do mundo. E o engraçado é que muitos acreditam nisso.




Argiope argentata.

Reino:Animalia
Filo:Arthropoda
Classe:Arachnida
Ordem:Araneae
Família:Araneidae
Género:Argiope
Espécie:A. argentata


Belíssima aranha, muito encontrada em nossos jardins. Não possuem veneno ativo no ser humano, e tende a ser muito "mansa", variando de individuo para individuo, claro. A fêmea é muito maior que o macho ( O macho é marrom claro com duas faixas escuras longitudinais no abdome). Quando o macho se aproxima, a fêmea dá-lhe indicação para que se retire erguendo-se na sua teia. Caso o macho consiga aproximar-se da fêmea e acasalar, esta pica-o e envolve-o em seda, como se tratasse de uma presa qualquer que embatesse em sua teia (Pode acontecer do machinho ser ninja e conseguir escapar, nem sempre isso é uma sentença de morte para o bichinho). Por fim, a fêmea leva o macho para a parte da teia e come-o. Mas ao menos dá mais tarde bebês que garantem a continuação da espécie.

Assim como as minhas queridas Trichonephilas clavipes, as aranhas de prata tem o tempo curto de vida, podendo chegar a dois anos de meio. Algumas pessoas chamam a mesma de aranha "X", porque costuma a ficar no meio de suas teias com as patas em formato de "X", como podemos ver na gravura abaixo.

Essas aranhas tendem a fazer suas teias e lugares mais próximos do solo, para que possam capturar principalmente insetos saltadores.

-Outras espécies de aranhas do gênero Argiope para melhorar sua pesquisa são:
 A. bruennichi / A. lobata / A. versicolor. 
-No brasil, encontramos apenas: Argiope argentata, Argiope legionis, Argiope savignyi e Argiope trifasciata.

Argiope argentata em sua postura comum.

Caso veja uma, apenas a deixe em paz, ela nunca irá invadir seu território, tampouco deixar sua teia se não for provocada.

Nesticodes rufipes - aranha vermelha comum


Nesticodes rufipes

Essa é bastante comum de verdade em nossas casas. 
Ironicamente, não encontrei uma na minha casa para fotografar, então vai foto da internet mesmo. (;-;)
Pertencem a grande família de aranhas Theridiidae, que agrupa cerca de 2.200 especies de aranhas, incluindo também as famosas aranhas do gênero Latrodectus, como exemplo, a viúva negra.
Não é necessário falar muito sobre essas aranhas, exceto que elas geralmente se mantém escondidas e evitam qualquer contato com o homem. Também acredito ser importante deixar claro que apesar de possuir sim veneno, como a maioria esmagadora das aranhas, não é ativo no ser humano, e sua picada apenas causará desconforto.

Nota: não raro as pessoas tendem a capturar essas aranhas, ou matar, pois a confundem com a aranha marrom, que apresenta grande perigo aos seres humanos devido a sua toxina necrosante muito ativa.

Aranha vermelha comum - Nesticodes rufipes.

Phoentria sp - Aranha armadeira

 Phoneutria sp.

Essa é uma caçadora admirável, que por coincidência me trouxeram ontem para identificação. 
Nota: ignorem os milhos no terrário, me trouxeram desse jeito e não sou louco de por a mão dentro pra retirar.

Vamos as informações. 

Reino: Animalia Filo: Arthropoda Classe: Arachnida Ordem: Araneae Subordem: Araneaomorphae Familia: Ctenidae Genero: Phoneutria


Essa aranha é muito famosa não somente por ser muito venenosa, mas também por sua forma bastante característica de entrar em "modo defesa". Ela levanta os seus dois pares de patas frontais e exibe suas quelíceras como quem diz: se der mais um passo, vou te mandar pra jesus mais cedo vacilão.


Postura defensiva da armadeira.

Seu veneno tem ação neurotóxica, ou cardiotóxica.
A ação neurotóxica ocorre nos canais de sódio, provocando despolarizações nas terminações nervosas, sensitivas e motoras, fibras musculares e no sistema nervoso autônomo, induzindo a liberação de neurotransmissores (principalmente a acetilcolina e catecolaminas). 
A ação cardiotóxica interfere na atividade contrátil do músculo estriado cardíaco, ativação do sistema de calicreína tissular, ativação de fibras sensoriais e esvaziamento gástrico. A picada da Phoneutria é relativamente letal para ratos. Fontes confiáveis ​​afirmam que mais de 7.000 casos autênticos de picadas em humanos foram registrados, com apenas cerca de 10 mortes conhecidas, e apenas cerca de 2% dos casos foram graves o suficiente para precisar de utilização de antiveneno. 
É interessante constar que apesar da fortíssima toxina desta aranha, é muito raro que o encontro com ela seja letal.
Quando ocorre a picada, geralmente a dor é intensa, com diversas reações do corpo como formigamento, tonturas, vomito, etc.
Se uma criança ou idoso forem picados, é possível que o quadro se agrave para edema pulmonar e choque representando um risco grande de morte.

Mais duas fotos da Armadeira que me trouxeram ontem, lembrando que deve-se ignorar os milhos, por favor. (;-;)



Armadeira com aproximados 4,5cm corpo, 8-9cm com patas abertas.


Observação: muitas pessoas podem facilmente confundir Armadeiras com Lycosas, e muitas vezes matam Lycosas justamente por essa confusão. 

Aranhas Saltadoras - Salticidae


Reino: Animalia
 Filo: Arthropoda
Subfilo: Chelicerata
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Subordem: Araneomorphae
Familia: Salticidae


Essas simpáticas aranhas pertencem a uma família gigantesca de espécies e são popularmente conhecidas por "aranhas saltadoras" ou "papa-moscas".
São caçadoras ativas, não fazendo teias para conseguir sua comidinha, mas sim saltando sobre as presas agilmente para captura-las. Também saltam para escapar de perigos ou só para se locomoverem mesmo ( quem sabe até por diversão aeuhauea). Podem usar sua seda como uma espécie de para-quedas, caso caia, pode controlar sua queda e pousar em segurança.
São consideradas predadoras de emboscada, dependendo de sua agilidade e surpresa para capturar sua comidinha desavisada.

Essas aranhas tem os olhos mais desenvolvidos e complexos de todos os artrópodes, e as unicas aranhas que podem ver faixas de cores. 

Não apresentam perigo nenhum para o ser humano, e há de concordar comigo que são uma gracinha. Eu considero a família mais simpática de aranhas que existe, mas há quem discorde (hehehehe).

São muito fofinhas hahahaha






210 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi uma aranha grande e transparente num muro do lote daqui e estou querendo saber se ela é perigosa,podendo picar e até matar.

      Excluir
    2. Eu vi uma Aranha que peguei num pote Carater: cor das pernas preto e branco bundinha dela é marrom e tem bolinhas brancas na bunda e tem 2 olhos é pirigosa? quantos centimetros ela vai?

      Excluir
    3. É provável que seja uma nesticodes rufipes (aranha vermelha comum)

      Excluir
    4. Olá, eu adoro aranhas e acabei de ver uma então gostaria de saber qual é sua espécie. A aranha era totalmente preta e bem pequena. Eu suspeito ser uma Viúva-Negra macho mas, não tenho certeza e tenho uma pergunta em relação a isso: As viúvas-Negras machos tem manchar em seu abdômen (ou conhecido com a bundinha da aranha)?

      Excluir
  2. Mesmo a uma criança de 1 ano não ha perigo se uma Nesticodes rufipes picar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A toxina é muito fraca amigão, e mesmo em caso de picada em uma criança pequena, a possibilidade de complicações é quase inexistente, então pode ficar em paz : D

      Excluir
    2. Acho que elas são inofensivas, aqui em casa tem algumas no banheiro.

      Excluir
    3. Eu encontrei uma no meu quarto ontem de manhã e ela está aqui agora em cima do carregador,ela é preta com bolinhas brancas e é mt pequena quase do tamanho de uma formiga e não sei se é venenosa e que espécie é

      Excluir
  3. Ola, ha uma aranha muito comum aki em casa e ela fica sempre reclusa, e uma pequena, marronzinha escuro. Eu nunca as mato e sempre as deixo no cantinho delas (ficam nos cantos das portas, entre pequenas cavernas das paredes. Eu gostaria de enviar fotos pra vc identificar pq nao acho em canto algum que tipo de aranha ela é, se e venenosa ou nao. Como faço pra mandar as fotos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode enviar para o e-mail amigo está na área "contato", assim que possível dou uma olhadinha que ultimamente está corrido aheuahuea

      Excluir
    2. Olá, boa noite. Há doze dias levei uma picada de aranha marrom. Não vi a aranha, achei q estava no jardim, mas há dois dias encontrei duas na minha área de serviço. Uma com cerca de 4cm na maior extensão e outra muito menor, com cerca de 1cm. Posso mandar fotos. Hoje passando aspirador em tudo, achei dois sacos de ovos brancos, bem típicos. Será que tem grande possibilidade de ter mais?

      Excluir
    3. é popularmente conhecida com caçadora ela caça moscas e nao é venenoza

      Excluir
    4. Pode ser a aranha de jardim... Procure fotos na Net desta e compare

      Excluir
    5. Tenho muito m do de aranha, Deus que me perdoe, mas eu mato qualquer uma. Axceto a famosa papa mosca e a aranha partida que são inofensivas ao meu ver.

      Excluir
    6. Tenho muito m do de aranha, Deus que me perdoe, mas eu mato qualquer uma. Axceto a famosa papa mosca e a aranha partida que são inofensivas ao meu ver.

      Excluir
    7. não mate as aranhas

      Excluir
  4. Olá! Você poderia colocar fotos da aranha marrom? Ela é pequena, muito perigosa, pode estar dentro de um sapato, ou numa roupa, mas a maioria da população não sabe identificá-la. Eu mesma encontrei em meu apto, algumas aranha que acho que é a marrom. É verdade que só é possível identificá-la em laboratório, pela quantidade de olhos? Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga tudo bom? Vou ver se eu consigo bater umas fotos aqui em casa ou se algum amigo consegue me mandar, que as imagens da internet são bastante confusas ai não ajuda muito. Dá sim para identificar pelo padrão de olhos (somado a outras características), acho que postei no blog uma imagem com alguns padrões de olhos, não me lembro ao certo. Se conseguir levar uma a um laboratório eles identificam com certeza : DD

    ResponderExcluir
  6. bom dia, encontrei uma aranha em casa, pela foto da para saber qual e a especie

    ResponderExcluir
  7. Olá. Meu filho de 1 ano e meio começou a ficar com pé um pouco vermelho e inchado ontem (domingo). Vimos dois furinhos em paralelo no pé, o que dá a ideia de ser de picada de aranha (que acredito ter acontecido no sábado), e levamos ao médico. Foi passado um anti-alérgico e voltamos para casa. Fizemos uma caça às aranhas e encontrei algumas muito pequenininhas, mas também encontrei uma um pouco maior. Fazendo uma busca na internet cheguei a esta página e tenho 95% de certeza se tratar de uma aranha vermelha comum. Fico um pouco mais tranquilo por saber que sua picada não é letal. Só fico na dúvida sobre a evolução do inchaço. Por quanto tempo o pé dele pode continuar inchando? Agradeço qualquer esclarecimento a respeito, se possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela força da toxina da aranha em questão amigo, eu daria em um caso extremo 2 dias, isso estourando mesmo. Se passar disso tem algo errado acontecendo. Não notaram nenhuma melhora até agora?

      Excluir
    2. O pé dele ainda está inchado mas o vermelho não está tão forte quanto antes. Para mim está melhorando. Algo que me deixa mais tranquilo é que ele não apresenta febre ou qualquer incômodo. Corre e brinca normalmente. Vamos continuar observando. Compartilharei qualquer novidade. Muito obrigado pela resposta rápida!

      Excluir
    3. Okay amigão, vou ficar aguardando alguma atualização no caso então : D

      Excluir
    4. O pé do meu filho já está menos inchado. Quase normal. Ainda há alguma vermelhidão ao redor da picada, bastante localizada. Mas como eu disse antes, ele não teve qualquer outro tipo de reação além dessa. Isso só deixa mais evidente para mim que realmente foi uma vermelha comum que o picou. Mais uma vez, muito obrigado pela atenção!

      Excluir
    5. Fico contente de saber que ficou tudo bem amigão! Qualquer coisa é só chamar: D

      Excluir
  8. Estou com uma dúvida.
    Vi uma aranha de uns 3mm e que tinha o corpo marrom, com o abdome escuro que era semelhante à uma semente de mamona.

    Que aranha será essa?
    (Parece mais ou menos com a aranha vermelha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisaria de uma foto amigão, só pela descrição não tem como te dizer ; _ ;

      Excluir
  9. Olá moro na Bahia no litoral norte, e tem uma área verde ao lado de casa. Já matei umas dez aranhas supondo ser a marrom, pois tem aparecido com frequência, e ela é marron porem deve ter uns 5 cm!! estou assustada, pois mudei a pouco para a casa. e a casa esta forrada com gesso e telha.Nem tenho mais o prazer de abrir as janelas... mas mesmo assim elas aparecem, não sei como entram! OBS: Morava na mesma região e nunca havia visto aranha dessa antes, até mudar de casa...E a casa é recém construida

    ResponderExcluir
  10. Elas estão vindo dessa área verde amiga, se conseguir, da próxima vez que aparecer uma bate uma foto e envia no e-mail do blog que dai consigo identificar pra você. Por elas estarem aparecendo com muita frequência eu creio que não seja uma aranha marrom, porque essa aranha é muito tímida , e raramente da o ar da graça. Me envia a foto por favor, que ai podemos ver como proceder okay? : D

    ResponderExcluir
  11. Oi aqui em casa ta tendo aranhas e eles ficam mais do lado de fora ficam perto do telhado e ficam numa teia e elas tem uma bunda preta e as pernas meio branca hj msm vi uma dentro de casa mais tem muitas do lado de fora n sei mais oq fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino qual aranha se refere amigo, se for a que estou pensando não tem perigo nenhum mesmo. Mas para garantir, envia pro e-mail do blog uma imagem da aranha em questão okay? Ai posso te direcionar melhor.
      Eu creio que se refere a Nephilingis cruentata

      Excluir
  12. Olá amigo... encontramos uma aanha... como ela estava com um bolsa cheia de ovos, como muito cuidado colocamos em um aquário fechado e estamos alimentando com insetos. Estou tentando identificar, mas ainda não consegui, posso te mandar uma foto??? Para me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode enviar sim amiga, só manda para o e-mail do blog, ou envia pela page do facebook.

      Excluir
  13. Eu encontrei uma aranha dentro de casa, ela é da cor marrom claro com dois olhos grandes e as suas patas são curtas e peludas ela é de mais ou menos uns 5cm. Que aranha é essa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso de imagens amigão, envia pra o e-mail do blog, ou pela pagina no facebook.

      Excluir
  14. Olá, encontrei uma aranha de tamanho aproximado a 2cm,com patas médias e peludinhas. O abdômen tem o mesmo tamanho da cabeça e na "bundinha " tem uma pontinha. Ela também tem uma mancha branca partindo da cabeça pro abdômen. A coloração é marrom não muito escuro. Tenho fotos, se puder dizer qual é, não tô conseguindo achar e não queria matar se forem inofensivas. Elas aparecem bastante em casa. Em locais bastante claros pra caçar insetos, são agressivas e já vi atacar uma pernuda. Não vi a quantidade de olhos. Se puder me ajudar eu agradeço. Se precisar de fotos me avise por favor, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Envia para o e-mail do blog as fotos camarada, assim que eu puder dou uma olhada pra você : D

      Excluir
  15. Olá caro, André. Venho por meio dessa tirar uma dúvida contigo, Hoje estava mexendo na sapateira aqui de casa, e me deparei com uma pequena aranha avermelhada. Tentei retira-la mas acabei esbarrando em seu emaranhado de teias da mesma e ela avançou. Não tenho certeza se ela me picou ou não na região dorsal da minha mão. Gostaria de tirar essa dúvida. Teria um email para mandar a foto dela?
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo é muito possivel que não tenha te picado, e se picou não deve haver complicações.

      Excluir
  16. Olá, recentemente eu encontrei mais de uma aranha desse tipo em meu quarto, ela tem coloração marrom e quando fui matar ela tentou fugir.
    A princípio achei ela parecida com a Aranha Marrom, porém ela não tem o "bumbum" no final do corpo.
    Poderia me informar que espécie é? Ela é perigosa?
    O local onde resido é Aracaju

    Não consigo enviar fotos, pode me mandar algum email para que eu possa enviar as fotos?
    Desde já obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Envia pra mim em gobiologo@gmail.com assim que tiver um tempinho dou uma olhada okay?

      Excluir
  17. Olá eu já encontrei umas cincos aranhas na minha casa ela é diferente das que eu to acostumada ver queria saber se a aranha marrom.obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegue me enviar alguma foto? Pode ser pelo facebook do blog ou pelo email.

      Excluir
  18. Bom Dia ,aqui em casa tem muitas aranhas,tem varias cores,mais a maioria e colorida,como faço pra identificar se ela e venenosa ,e como faço pra não ter mas aranha aqui sem mata-las

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camarada toda aranha tem veneno (exceto as da familia uloboridae), mas geralmente o veneno não é perigoso para o homem. Agora não ter mais aranhas em casa já é uma tarefa complicada. Um método é conseguir que a população de predadores delas aumente, ou que a quantidade de alimento diminui ahuahaua É um pouco complicado, mas me manda n email umas fotos das aranhas que tem visto por ai? Ai a gente pode fazer um plano juntos pra conter o aumento de população delas.

      Excluir
  19. Olá amei ler sobre a "suelem" hehe a nossa Aranha de Prata aqui en casa chamamos ela de Suelen 😉 é muito linda fotografo ela quase todos os dias e filmo tbm é linda!amamos a natureza e todas sua suas formas de vida! Abraço!Se se quiser .ando fotos e vídeos dela!👌👍😍

    ResponderExcluir
  20. Bom dia amigo. Em minha residência aparece todos os dias um tipo de aranha marrom,só que ela tem as pernas finas e ela fica toda esticada.Meu esposo mata toda vez que encontra. Eu tenho aracnofobia,não consigo nem olhar pra elas morro de medo. Quero muito saber que tipo é e o q possa ser feito,algum veneno para acabar com elas. Me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aranhas so ficam onde tem muita oferta de alimento. Acabe com formigas e outros insetos que elas somem

      Excluir
  21. Eu vi uma armadeira ontem, ela fugio pra de baixo do armário

    ResponderExcluir
  22. Por favor me ajude com essa duvida a minha cozinha especificamente embaixo do armário está sempre saindo aranhas vermelhas pelo que vi ai nas fotos seria essa comum mas tbm já vi umas marrons parecidas com essas vermelhas.. Mas também esta aparecendo umas com as pernas finas igual essas vermelha so que gordas. Gostaria de saber qual seria essa aranha q as pernas são finas e o corpo gordo por favor me ajude saber se tem algum veneno especifico para acabar com elas pq cada vez q eu limpo a cozinha sai umas 3 dessas não acaba mais.. Gostaria de Sá de se ela pode ser venenosa tbm.. Desde já acradeço

    ResponderExcluir
  23. ANDRE Romualdo encontrei uma aranha grande mais ou menos do tamanho da minha mao (minha mao é de tamanho medio ) PRETA DENTRO DE CASA tenho uma casa em iguape e atras da minha casa tem uma area de mata e na frente uma propriedade abandonada com muito mato tbm encontrei outra morta do mesmo tamanho seriam perigosas esse tipo

    ResponderExcluir
  24. Oi bom dia aqui em casa está aparecendo um tipo de aranha que não tinha visto ela parece com essa aranha Vermelha sendo que é branca ela é pequena mais com suas patas grandes chega a uns 5cm. Moro no Rio de Janeiro e tenho muito medo pois tenho três crianças vc poderia me ajudar.

    ResponderExcluir
  25. Acabei de encontrar uma aranha vermelha em meu banheiro (uma nova, não a que já vive em um cantinho... Essa era consideravelmente maior, com as perninhas tinha mais ou menos o tamanho de uma moeda de um real), a capturei e a soltei na janela. Ela saiu andando, contudo percebi que um pedaço de uma das perninhas estava no papelão que usei para captura-la... A aranha se recupera desse tipo de ferimento? Eu não queria machuca-la, mas não sabia que espécie era, e tenho dois gatos. Acho que ela procurava um lugar para por ovos.

    ResponderExcluir
  26. Ola meu nome e Hyago e tenho 11 anos e tenho muito medo como eu poderia tirar uma aranha vermelha do meu banheiro? Obs: ela nao e tao vermelha ela e puxada a avermelhado com uns 3 cemtimetros

    ResponderExcluir
  27. Bom dia !Meu nome é Eliana e está aparecendo um tipo de aranha com muita frequência na minha casa,teria algum email para que eu possa te mandar a foto para você verificar para mim?Fico no aguardo do retorno.Obrigada.

    ResponderExcluir
  28. Meu caso é igual ao da Eliana. Tenho a foto da aranha e gostaria de identifica-la para saber de sua periculosidade. Como posso enviar?

    ResponderExcluir
  29. Olá! Tenho encontrado muitas aranhas vermelhas comuns aqui na minha casa e minha preocupação é uma só: tenho um cachorro de pequeno porte, com 9kg, e queria saber se o veneno dessa aranha poderia fazer algum mal ela. Fico preocupada pq geralmente essas aranhas ficam em cantos e minha cadela vive cheirando os cantos da casa e tem costume de mexer com insetos

    ResponderExcluir
  30. Boa noite! Minha preocupação é com minha menina, tenho uma cachorrinha de pequeno porte em casa, ele deve pesar uns 5 kilos. Essas aranhas que o veneno não é ativo em humanos pode causar algum mal a ela? Sei que a pergunta é parecida com a da Marina, mas ela foi específica com a aranha... E eu tenho visto várias espécies estranhas em minha casa. Inclusive umas brancas bem minúsculas e queria saber qual o mal q essas representam. Obrigada!

    ResponderExcluir
  31. Uma aranha da bunda grande estava no meu quarto, devo me preocupar??

    ResponderExcluir
  32. olá,Eu me mudei recentemente para uma casa em região serrana. E acabo convivendo com dezenas de aranhas. estou muito inclinada a não exterminar com elas. gostaria apenas de controlar a sua presença e proliferação. vc acha isso correto? qual a sua opinião?
    obrigada

    ResponderExcluir
  33. Boa noite!! queria uma ajuda por favor... minha gata matou uma aranha. Era pequena, do tamanho de um barata só que um pouco menor, ela tinha a cor marrom clara com as patas finas. Devo me preocupar com minha gata? O que faço??? Help me pleaseeeee!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu to preocupada porque não sei se ela picou a gatinha... isso foi agora e to meio desesperada :((((

      Excluir
  34. Avistei uma aranha aqui em casa e to tentando descobrir qual espécie era, era totalmente preta, sem pelos, uns 4cm e ela era bem forte, não tinha perna fina e era bem rápida. Além disso os cantos das paredes estão cheios de aranhas minúsculas, oq devo fazer?

    ResponderExcluir
  35. Avistei uma aranha aqui em casa e to tentando descobrir qual espécie era, era totalmente preta, sem pelos, uns 4cm e ela era bem forte, não tinha perna fina e era bem rápida. Além disso os cantos das paredes estão cheios de aranhas minúsculas, oq devo fazer?

    ResponderExcluir
  36. Falando sério, acabei de ser picado por uma aranha vermelha (Nesticodes rufipes) - a espécie eu igualei ao resultado de pesquisa pela internet e tenho muita certeza (perto de 100%) que é esta espécie. O incidente ocorreu quando fui levantar um balde pelas bordas que são recurvadas e serviram de esconderijo. A picada doeu na hora, foi ardente como se fosse uma agulha quente no 5 dedo da mão esquerda. Coloquei logo debaixo da torneira e contrariando o que falam, tentei isolar o fluxo de sangue e espremi para tentar expelir alguma toxina \ peçonha. Borrifei álcool nela que se fingiu de morta - álcool 45 graus, "aguado" desses que se vende agora. A dor foi instantânea, com o passar dos minutos, formou-se um halo roxo semelhante a um hematoma ao redor da picada e logo em seguida, senti "amortecimento" do dedo, ficou "anestesiado" na extremidade. Escrevo isto quando cerca de 3 horas se passaram. Agora, o halo roxo está diminuindo e a dor do tipo ardência também, a falta de sensibilidade no dedo está acabando (estou voltando a sentir). Li muito sobre este acidente e todos dizem que é inofensiva e que causa apenas desconforto. Mas a intensidade da dor da picada foi à ponto de eu retirar o dedo imediatamente do local, algo entre moderada e intensa. Eu sou resistente à dor e para terem ideia, costumo pedir tratamento odontológico de canal (quando indicado por dentista) sem anestesia. Não é beeeem como se fosse um incômodo não.... Abraço.

    ResponderExcluir
  37. Esta é aqui aparece aqui em casa...na realidade como faço para mandar a foto para você?

    ResponderExcluir
  38. Olá.
    Há algum tempo tem aparecido aranhas q parecem ser aranhas marrons em minha casa. Como faço pra te manda fotos para fazer essa identificação?

    ResponderExcluir
  39. Tem umas 5 dessas que ficam em "x" no meu quintal. E tenho gatos e cachorros. Tenho medo de serem picado por ela. Mas não quero matá las. O que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  40. André, por gentileza, vc poderia dizer se Nesticodes e a Argiooe são perigosas para cães de porte pequeno e médio? Pois tenho dois e adoro as aranhas que têm em casa, mas tenho muito medo que elas possam fazer mal para eles mesmo que sem querer... Se foram perigosas, nao pretendo matá-las, mas removê-lad na medida do possível. Muito obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  41. Olá por favor sabe me dizer pra onde ela possa ter ido tinha uma linda aranha dessa em minha janela eu a chamava de Suelen hehe e agora só tem tipo um saco de dormir chato na teia e ela sumiu....sera q morreu? Mudou-se lugar? Alguma lagartixa pode ter a comido? O q pode ter acontecido? Ontem ela ainda estava na teia agora a noite percebi que sumiu! :(

    ResponderExcluir
  42. Minha casa esta tendo um surto de aranhas, aparecem o tempo todo, dentro do meu quarto, só hoje, eu já matei três aranhas marrons, fora as outras que mato pelo resto da casa. Por que sera que isso está acontecendo?

    ResponderExcluir
  43. Boa noite! Gostaria da sua ajuda urgente

    ResponderExcluir
  44. Eu moro na Bahia.Moro na capital em Salvador num apt no nono andar. E tem aparecido no quarto do meu filho umas aranhas características marrons e com 3 ou 3 cm. As vezes fazem teias difusas e as vezes em linha reta. Estou assustadíssima sem consegui dormir. Sao muitas e eu aspiro e elas voltam por causa do cupim dos armários. Nao deixo mais o meu filho dormir no quarto dele e nem ficar lá. Inclusive acabei de detetizar com uma empresa mas elas nao morreram.Continuam passeaando pelas paredes.O menino está apavorado. Elas invadiram os armários de roupas. Estou na casa dos meus pais pois nao sei se sao as aranhas marrons. Pois se forem vou entregar o imóvel. Quero enviar uma foto mas nao sei como faço para enviar por aqui

    ResponderExcluir
  45. Vou enviar umas fotos pelo seu email abraços

    ResponderExcluir
  46. Pow matei uma aranha e depois fiquei com dó, acho q era uma aranha rara , era da bunda amarela florescente e com a ponta das patas bem avermelhada tipo degrade . Ela era pequena , o que me chamou a atenção foram as cores

    ResponderExcluir
  47. BOM DIA....SOU MÉDICA VETERINÁRIA E ONTEM UM PACIENTE (CÃO) VEIO À CLÍNICA OFEGANTE E APARENTEMENTE COM DOR. A CLIENTE MATOU E TROUXE A ARANHA COM A QUAL O CAOZINHO HAVIA 'BRINCADO' E ME PERGUNTOU SE ELA ERA VENENOSA. BEM, EU NÃO SABIA RESPONDER AO CERTO E GOSTARIA DE UMA 'AJUDA TÉCNICA, RSRS. EU PODERIA LHE ENVIAR UMA FOTO PARA VERMOS SE É POSSÍVEL IDENTIFICAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode me enviar imagens pelo e-mail do blog amiga, eu vou responder o mais rápido que puder, ultimamente ta meio corrido e estou tendo dificuldades de responder o e-mail do pessoal aheuae

      Excluir
  48. Qual é a aranha que tem pata bem fina e que é pequenininha ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu quarto ta infestado, mas elas ficam no seu canto e nunca me picaram

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  49. Bom dia .. Moço hj de manhãzinha estava deitada na cama assistindo quando olho pro lado e vejo umas perninhas pretas subindo do meu lado da cama imediatamente dei um pulo e levantei da cama quando vejo uma aranha que pra mim era enorme preta cabeludaa tenho foto queria saber se é venenosa ou não tenho criança pequena em casa e estou gravida agora nem no meu quarto quero entrar como faço pra te mandar uma foto dela ? Meu emai sarahpriegoo@gmail.com.com

    ResponderExcluir
  50. Bom dia, ultimamente tenho encontrado algumas aranhas na minha casa, acredito que seja em razão dos terrenos (um na frente e outro atrás da casa) que foram abandonados e estão praticamente uma floresta. Fico preocupada, já tentei identificar ela pela internet,mas ainda não encontrei uma parecida. Haveria a possibilidade de eu te mandar a foto para você tentar identificar?? Meu email é letícia.tranquilino@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe amigo, existe na internet, em diversos sites, uma lista com as cinco aranhas que mais causam acidentes por picada. Dá uma olhada na internet e no google imagem. Tem um site tão legal quanto esse chamado insectologia. Afora isso, todas as aranhas são venenosas, mas somente 4 apresentam necessidade de internação ambulatorial. Porém, aranhas de grande porte tem veneno comparado ao de uma abelha ou formiga do ferrão. E a dor é a mesma, é bom ter cuidado. Aranhas são importantes para a cadeia animal, elas controlam os insetos e até pequenos roedores. Nunca mexa no habitat delas quando fora da sua residência.

      Excluir
  51. Não concordo com o post, as aranhas são seres sensíveis, mas quase todas apresentam veneno, a maioria, claro, não prejudica. Mas é bom ficar atento a qualquer aranha de maior porte, pois a picada dessas pode sermuito dolorida. A aranha de prata tem veneno que causa a mesma dor comparada a picada de abelha. Algumas aranhas de teia, aparentemente sem veneno, podem causar acidentes com criança e até mesmo adulto quando picar, causando dor leve, porém incômodo.

    ResponderExcluir
  52. você poderia identificar a aranha deste post aqui http://sarzedoecologia.blogspot.com.br/2011/12/aranha-saltadora-preta-vermelha-e.html ?

    tem algumas delas no meu jardim e, apesar de tomar cuidado até com as de prata, essa eu nunca tinha visto

    ResponderExcluir
  53. ola hoje encontrei uma aranha de cor marrom com pintas laranjas ela ficava escondida mas quando encostava na teia dela ela saia para fora gostaria de saber se voces sabem o nome dessa aranha e se ela é muito perigosa tem veneno ou alguma coisa assim voces podem por favor identificala ou procurala por que tenho crianças pequenas em casa e bichos de estimaçao e nao quero que os aconteçam
    nada

    ResponderExcluir
  54. Olá adorei saber essas informações.. .vim aqui pesquisar pq minha casa está literalmente com uma infestação de aranhas...antes eu não matava...so jogava no Jardim.. .tinha do...agora Nati pelo menos umas 2 por semana...acredito eu q seja dessa primeira ... não tenho certeza pois eh mto parecida mas hj encontrei uma mto estranha parece com aquelas "papa mosca" q fica geralmente em banheiro...mas eh maior e agressiva. .como tenho 2 bebês em casa fiquei com medo e coloquei a aranha no pote pra pesquisar se eh venenosa...mas não estou achando nenhuma igual...sera q vc consegue me ajudar??,

    ResponderExcluir
  55. Meu e-mail eh bmieko.up@gmail.com

    ResponderExcluir
  56. Entrou uma aranha aqui em casa e ela se escondeu de baixo de um cômodo,ela é muito grande comparada a qualquer aranha,ela e marrom claro com as pernas gigantes'-',tenho pavor de aranhas,até pq já alimentei uma que estava em um pe de cafe depois de um tempo ela cresceu muito kkkk

    ResponderExcluir
  57. Boa tarde André! Meu nome é Sheila Priscila, acabei de enviar em email pra vc com foto de aranha q anda aparecendo aqui em casa. Gostaria de saber informações sobre ela, me preocupa muito pq tenho uma bebê de 6 meses. Aguardo seu retorno. Obrigada

    ResponderExcluir
  58. Gostaria que me ajudasse a identificar uma aranha, é possível?

    ResponderExcluir
  59. oi meu cachorro foi mordido por uma aranha ele tem uns 4 cm preta e marrom e perigosa ?

    ResponderExcluir
  60. Ontem eu fui na festa da.minha escola para dançar e nos.instrumentos ,é ai tinha uma aranha enorme com pintinhas laranjas na bunda vc sabe qual é o nome

    ResponderExcluir
  61. Boa noite. Encontrei 2 aranhas na minha casa que pelas fotos se parecé com a aranha marrom. Tenho 2 filhos pequenos e fiquei apavorada. Eu as matei e acaba ficando mais difícil de identificação pois matei com chinelo. Será que mesmo esmagada da p identificar? Se for a marrom...o que a atrai p dentro de casa?

    ResponderExcluir
  62. Ola.. ah uns meses atras levei uma picada na barriga de uma aranha ben estranha q eu nunca tinha visto! Ela é marrom mais tem as pernas laranja bem forte.... a area da picado ficou bastante inchada e sentir dores de cabeça.. n fui ao medico nem nada.. depois de umas horas ja estava passando... vc sabe me dizer que aranha é?? Ela estava em baixo de um tambor de ferro no quintal.. assim q levantei o tambor ela ja pulou logo e picou...

    ResponderExcluir
  63. Seria interessante um artigo diferenciando a aranha marrom da vermelha e a armadeira da "de jardim" (deviam ter batizado logo como aranha de oito patas se era pra ser óbvio), as primeiras mais peçonhentas das segundas mais inofensivas.

    ResponderExcluir
  64. Poderia me tirar uma divida ?? Então, se eu tiver uma aranha em cativeiro e deixala no meu quarto em um Terrário, isso pode atrair outras aranhas pro meu quarto ???

    ResponderExcluir
  65. Ola tudo bem ? Estou preocupado pois encontrei duas aranhas aqui em casa com o tamanho aproximado de uma moeda de 1 real , como tenho crianças fiquei preocupado , tirei uma boa foto e gostaria de saber se há como identificar se a mesma é venenosa ou não, como faço pra te enviar essa foto ?

    ResponderExcluir
  66. Argiope argentata - Aranha de prata, hj pela manha achei uma que se parece muito com esta especie, preciso ter medo, pois como tenho um filho de 6 anos, me assustei, embora ela fosse pequena, o que posso fazer para evitar este tipo de problemas em minha casa.

    ResponderExcluir
  67. Boa tarde!
    Tudo bem? Meu nome é Jéssica, também estou ficando preocupada, na minha casa tinha uma aranha grande e depois ela sumiu, ja tem um tempão, mas na semana passada encontrei duas dentro da minha casa, inclusive uma delas no quarto da minha filha de 4 aninhos. E agora acabamos de encontrar outra enorme na lavanderia, não consegui tirar foto, pois fiquei mais preocupada em matar logo. Me indique algum procedimento para acabar com elas, remédio, veneno sei lá. Aguardo retorno. Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  68. Capturei uma aranha branca , será que é venenosa?

    ResponderExcluir
  69. Ola apareceu uma aranha cinza aqui em casa no telhado eu ja pesquisei e nao encontro nada sera que vc poderia me ajudar sera q ela é venenoza?

    ResponderExcluir
  70. Boa tarde. Há alguns dias capturei uma pequena aranha sobre as folhas de uma planta em meu jardim (1cm ou menos, contando as patas, mais ou menos do tamanho de uma formiga ou uma mosca grande) e não quis solta-la pois fiquei receoso de que se reproduzisse. Já vi infestações antes, e a de aranhas é das que menos desejo. Tampouco desejo mata-la, pois é extremamente bonita e possui certa aparência humanoide, o que talvez tenha "ativado" meus instintos. Em seu primeiro dia de cárcere, apenas procurou pela saída. Já no segundo, construiu no fundo do terrário um pequeno abrigo com suas finas teias, como uma malha transparente muito caprichada. Suas características são: extremamente ágil, atacando furtivamente sua presas vivas quando a alimento, mordendo-as pela cabeça, não aceitando alimento morto; branca com detalhes vermelhos, e detalhes mais escuros dentro dos vermelhos; Aparentemente possui pelugem, não ousei checar com as dedos; Suas listras vermelhas sobre os dois pequenos olhos assemelham-se muito a sobrancelhas humanas, e move a cabeça para olhar-me, como um humano. Até brinquei com um amigo que ela provavelmente era um mago enfeitiçado; Suas pernas são transparentes, e suas juntas vermelhas. Parece bastante resistente ao calor, uma vez que sua cela ficou ao sol por longas horas. Enfim, desculpe pela longa descrição. Enviei-lhes um e-mail com imagens atacadas a ele, e ficaria muito grato se puder identificar-me sua espécie e gênero, se é seguro manusear-la, e dizer-me o que fazer com ela. Boa noite. Hah.

    ResponderExcluir
  71. Olá encontrei uma aranha perto da minha cama. É a maior q ja vi sem ser na tv ou internet. Ela tinha cerca de 7 cm com as patas abertas, não pude tirar fotos pois ela ia dar o bote em mim tive que mata-la assim que me aproximei, mas ela tinha tons de cores diferentes, eram 4 listras marrons e o resto do corpo era beje. As listras eram como um X que se encontravam no meio da aranha. Eu estou com medo de que ela tenha filhotes pois era enorme e foi agressiva, podem me informar se devo me preocupar ou posso dormir tranquilo. Por favor perdão pelas fotos mais ela ficou pronta pro bote quando reparei eu ja tinha jogado um sapato nela. Por favor peço que me ajudem. Obrigado e bom dia, tarde ou noite.

    ResponderExcluir
  72. Poxa vida...Mês passado meu marido matou uma aranha de prata aqui do nosso jardim pq vimos num site que era venenosa e causava necrose local. Ele Tb acho ela linda e ficou morrendo de dó de matá-la.

    ResponderExcluir
  73. Você pode identificar essa aranha pra mim? Recentemente uma dessas apareceu em frente minha casa e fiquei espantando pelo tamanho dela

    ResponderExcluir
  74. Bom encontrei uma aranha em casa toda preta pequena com 3 bolinhas branca acima do abdomen dela mais nao to conseguindo indentificar q tipo de aranha e

    ResponderExcluir
  75. Eu achei uma aranha aqui em casa ela é média preta com pouco pelo só que ela tem um ferrão na parte traseira dela se parece com pernas menores mais ela anda com ele suspenso como um escorpião será que alguém consegue me ajudar até mesmo para saber se ela é venenosa ou não

    ResponderExcluir
  76. Hoje fiquei apavorada. Abri a máquina de lavar e lá estava ela... enorme... toda marrom. Parece uma aranha armadeira. Tem como enviar a foto dela?

    ResponderExcluir
  77. Na chácara da minha família, no litoral sul de SP, existem muitas aranhas de telhado. Elas são bem grandes e sinceramente, me sinto muito desconfortável com elas ali... tenho receio que elas caiam nas nossas cabeças.
    Queria que elas sumissem dali, mas tenho dó de matá-las.
    O que devo fazer?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  78. Olá, tenho uma aranha no meu jardim de inverno a uns dois meses, fico preocupada pois de certa forma é dentro do meu quarto, gostaria de confirmar a espécie e se deixo ela ou não caso seja venenosa. Pelas fotos parece ser a Prata.

    ResponderExcluir
  79. eu achei uma aranha em casa, ela é média, do tamanho da marrom, mas não é nenhuma delas, você poderia identificar-la pra mim caso eu mande uma foto dela?

    ResponderExcluir
  80. Fui picada por uma aranha marron com a bunda preta e com bolinhas brancas ela estava escondida dentro do meu boné por isso me puxou várias vezes doeu muito na hora e sinto muito desconforto e estou com muita alergia no local será q essa aranha é venenosa???

    ResponderExcluir
  81. Fui picada por uma aranha marron com a bunda preta e com bolinhas brancas ela estava escondida dentro do meu boné por isso me puxou várias vezes doeu muito na hora e sinto muito desconforto e estou com muita alergia no local será q essa aranha é venenosa???

    ResponderExcluir
  82. Oi poderia me tirar uma dúvida é sobre filhotes de aranha andando em fila na minha parede elas são marrom e tem o abdômen preto.
    Oque devo fazer com elas poderia me falar se filhotes possuem veneno? ?

    ResponderExcluir
  83. Amigo, parabéns por esta postagem. Não deixe de fazer uma continuação. Fala sobra a "Aranha cinza de casa", "Saltadora" e a "Marrom". Abraços!

    ResponderExcluir
  84. Muito bom o post.amigo duvida e aquela aranha maronzinha meio peluda q fica na grama quando vo corta grama sobe um monte no muro tipo toda ves q corto acho mais de 30

    ResponderExcluir
  85. Ultimamente tem aparecido aranhas aqui em casa, um detalhe é que aparecem mortas com a bunda estourada, oque pode ter causado isso? As aranhas são de cor marrom tem um pouco de pelo nas patas!

    ResponderExcluir
  86. Olá amigo, me tire essa dúvida, eu venho a quase dois anos matando as mesmas aranhas(Só mudam o tamanho), algumas parecem ser mais parrudinhas, outras mais bem fininhas, porém parece muito com marrom, são pequenas, algumas um pouco maiores, no máximo 5cm, as patas são laranjas e o corpo um pouco mais escuro, as vejo mais a noite, principalmente de madrugada. Geralmente elas ficam no canto das paredes. Já fiz de tudo mas continuam aparecendo, o único lugar que não consigo ter acesso é atrás do guarda roupa por ser muito pesado pra arrastar, será lá o ninho? E pelo que falei é marrom mesmo ou essa vermelha comum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamentável a sua descrição do que você faz !!!Acaso espera uma resposta sensata de acordo com o que você faz ???Já ouviu falar de Teia alimentar? Cadeia Alimentar? é claro que TODOS os animais possuem a defesa !!!!e claro que o "veneno" deles foi feito por um ser Chamado DEUS ! que lógicamente os criou cada qual com sua função meu caro !!!os insetos ...ou seja os animais todos se defendem e claro do maior predator que é o ser Desumano (no caso você parece um ...que elimina as Aranhas!!!sem necessidade alguma...)e isso deve-se ao fato de achar que elas quem invadiram seu habitat, o que não foi...nós seres Desumanos é quem invadimos a Natureza !!!Não vou lhe dizer meios de se "livrar" das Aranhas...sem matá-las coitadas...pois creio que se você raciocinar vai encontrar...e claro dependendo da área e local que more...Não me venha falar ou escrever que digo isso por eu não estar em seu lugar ou em tua casa e ou situação...pois tenho uma de minhas casas em uma chácara de 8 hectares na região litorânea e volta e meia aparecem cobras como jararaca, e coral ...além claro de também Aranhas...e eu não permito que meu caseiro em hipótese alguma as matem !!!Lógicamente que numa necessidade de defesa em que seja necessário infelizmente ele o fará!!!mas eu o orientei como fazer...e ele o faz as pegando e levando para outro local da mata fora da amurada da chácara!!!mas me sinto envergonhado de ser um ser que cada vez mais me sinto Desumano...por ler coisas lamentavelmente assim...sobre...matar...matar...matar... será mesmo que eu BORN TO KILL ??????

      Excluir
    2. Boa tarde camarada como está? Me perdoe a demora para responder, esta muito corrido aqui e ta dificil responder todo mundo, me envia uma foto de uma dessas aranhas no face da pagina ou no email que eu prometo que vou responder o mais rapido possivel okay?

      Excluir
  87. Bom dia, costumo achar aranha no banheiro do meu apartamento 10 andar , bem pequenas ou 2 cm mas tenho dificuldade de saber se é a vermelha ou marrom como faço, tenho uma filha de 2 anos e fico com medo!!!?

    ResponderExcluir
  88. Esses dias apareceu uma aranha q não sei identificar se é venenosa ou não! Já procurei no Google mas não achei nada ou fui leigo. Gostaria que me enviasse um e-mail leu respondo com a imagem em anexo. Pode ser? rafael.cjstore@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Rafael, envia a foto para o e-mail gobiologo@gmail.com. Este e-mile está em contatos. Abraço!

      Excluir
  89. Prezado Dr. Enviamos uma foto para o e-mail informado no contato deste blog. Gostaríamos de sua ajuda na identificação da especie. Agradecemos muito!

    ResponderExcluir
  90. O veneno da aranha vermelha comum, conforme explicou, é inofensivo para o humano. E para gatos?
    Abs

    ResponderExcluir
  91. Olá boa noite, aqui na minha casa ultimamente tem tido muuiiitas aranhas vermelhinhas essa de canto de parede gordinhas, às vezes elas aparecem um pouco grandes ( acho que por conta dos ovos ) e ontem meu marido foi jogar o lixo fora mais uma delas tinha feito uma teia próximo da lixeira , então ela acabou picando ele onde logo se formou uma bolinha vermelha , perguntei se tinha doido ele disse que sentiu uma picada, mais nada demais. Eu odeio aranhas ( aracnofobia) e queria muiito arrumar um meio de extermina-las da minha casa , elas se instalam em qualquer lugar já estou ficando louca com isso , quase não consigo fazer minhas tarefas diárias por conta do medo de ser picada , tem algum tipo de remédio para acabar com isso ?

    ResponderExcluir
  92. Olá, gostaria de uma ajuda se possível, por gentileza. Em minha casa há faz alguns dias um filhote da Nesticodes rufiões bem pequeno; sua mãe, que não costumava se ausentar por longo tempo de perto dele, da ultima vez que saiu não voltou. Já há mais de 10 dias que ele ao parecer está sem se alimentar, não ha insetos próximos e ele segue no mesmo local, em sua teia, sem sair. Ele se mexe, está ativo, mas gostaria de saber como posso ajuda-lo porque acredito que se ele continuar ali deste modo não parece que ira sobreviver e eu gostaria de ajuda-lo. Eu pensei em com cuidado coloca-lo em um recipiente e então joga-lo no jardim, para que ele possa andar e sair em busca da sobrevivência, é boa ideia? Ou devo deixa-lo aonde esta? Qual o tempo que um filhote pode passar sem se alimentar ou sem andar muito e sem a mãe para ajuda-lo? Qual uma sugestão para ajuda-lo? Obrigada.

    ResponderExcluir
  93. Olá hj encontrei uma aranha toda preta e pequena com patas finas e longas dentro de casa... Devo me preocupar?

    ResponderExcluir
  94. Olá aqui na minha casa tem uma aranha. estou com medo, tenho fotos, qual o e-mail?

    ResponderExcluir
  95. meu marido ontem matou uma aranha na cozinha que não sei se é a marrom comum, porque é muito grande pra uma aranha marrom...eu tenho horror a qualquer aranha, se vejo em casa, seja de qualquer espécie, eu mato...não é certo, mas eu tenho panico desses bichinhos, morro de medo...tem muito dessas pernudas tbm...

    ResponderExcluir
  96. Boa noite!
    Já encontrei 2 aranhas essa semana dentro de casa, ela é marrom, grossa e bem bunduda kkkkkk
    É venenosa?

    ResponderExcluir
  97. Olá! Hoje eu vi uma aranha de uns 5mm vermelha, mas um vermelho quase transparente, ela estava em cima da minha cama... tem como me dizer se ela é perigosa ou não??

    ResponderExcluir
  98. Achei uma enorme em casa agora,como faço para mandar a foto?

    ResponderExcluir
  99. Tinha uma aranha pernuda do lado do meu travesseiro e eu pensei que era uma aranha marrom. Depois disso fiquei procurando pra saber se era mesmo uma, mas tudo que eu pesquisava ("Aranha Normal", "Aranha Pequena" e etc.) só dava em fotos da aranha marrom, mas achei uma do site no meio delas, e graças a isso eu pude saber se era venenosa ou não e já aproveitar e ver outros tipos comuns em residencias. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  100. Oi!
    Recentemente comprei uma muda de mirra.
    No meio da muda tinha uma aranha de jardim de uns três centímetros, mas para mim estava morta, pois não se mexeu e estava com as patas curvadas.
    Eu coloquei ela no fundo do vaso que fiz o replantio assim ela ia se decompor conforme ocorreria na natureza.
    Mas o estranho é que pelo buraco de saída de água do vaso eu tenho impressão de ver teias.
    Seria possível ela estar fingindo de morta ou estar com bebês que sobrevivam no fundo de um vaso?
    Espirrei água no vaso, mas nada saiu.
    Eu fico um pouco preocupada porque tenho coelhos e tenho medo de ser letal para eles.

    ResponderExcluir
  101. Oi boa noite eu encontrei uma aranha de mais ou menos uns 4 a 5 cm dentro do guarda roupa no meios de uns papéis e roupas de cama q n costumo a usar ela é marrom com as pernas bem grandes eu queria saber se ela pode ser perigosa pq quando fui tentar matar ela pulou pra cima de mim só q como tava em um espacebem grande ela acabou caindo mo meio dos papéis aí por medo pois tenho duas crianças pequenas eu tranquei a parte q ela tava espero por uma resposta desde já obg

    ResponderExcluir
  102. Queria saber si as caranguigeiras são venenosas!!

    ResponderExcluir
  103. Como se chama aquella aranha bem pequena, preta-cinzenta, bem quadradinha, bem compacta, de pernas curtas, que costumo achar no banheiro. É venenosa?

    ResponderExcluir
  104. Na realidade o que calma picada de aranhas caseiras.

    ResponderExcluir
  105. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  106. Tem uma aranha de jardim ou aranha de prata (X) linda que vive um uma arvore frutífera que eu mesmo plantei em um vaso , eu estou mudando pra um apartamento e não tem quintal , não sei o que fazer com ela , ela fez uma espesse de casulo(mais não e redondo ou oval e sim pentágono na cor marrom ) , tenho visto ela crescer desde quando era do tamanho de uma formiguinha .
    A arvore frutífera eu vou plantar em uma praça aqui do bairro , não vou deixar ela junto porque sei que algum garoto vai tacar pedra ou tentar fazer alguma maldade com ela ou algum adulto vai mata-la por medo .
    Mais me diga , se eu soltar ela em um lugar cheio de arvores grandes e cheia de mato ela sobrevive , ela consegue se virar sozinha ?

    ResponderExcluir
  107. Achei em casa uma aranha no chuveiro uma pequena totalmente vermelha

    ResponderExcluir
  108. cara, eu sempre encontro essas "aranhas prata" no meu jardim em certas épocas, ms uma vez eu encontrei uma literalmente prateada e dourada, conseguimos captura-la, com medo dela ser venenosa, pois sempre ouvi que quanto mais colorido for um animal venenoso, mais potente sera o veneno, no dia seguinte, o potinho onde a colocamos estava cheio de teias, e com algo parecido com ovos, queria saber se voce conhece ou ja ouviu falar de uma aranha assim, procurei no google, mas nunca acho uma foto parecida com a que a gente capturou.

    ResponderExcluir
  109. Achei uma aranha em casa,e quando cheguei perto ela ficou plana,as pernas esticaram e ela ficou reta,queria saber de que espécie é,não consegui ver bem a cor,mas era clara..

    ResponderExcluir
  110. Olá...minha filha foi picada por uma aranha na praia...a médica disse que não era marron...e deu cetoprofeno e uma pomada com corticoide...no início ela ficou de febril.diarreia, area avermelhada e dura...depois foi ficando roxinho...depois de 15 dias a area ainda apresenta um pequeno roxo... é normal?


    ResponderExcluir
  111. Hoje foi a segunda vez que uma aranha (nestas características que vou citar) aparece no meu quarto. A primeira apareceu em um canto (mas joguei tanto veneno, que alguns dias depois, apareceu morta) e a segunda apareceu hoje e simplesmente pulou no meu braço! no mesmo canto da primeira. ela parece ter aproximadamente uns 5-6 cm, suas patas pareciam um grampo de cabelo um pouco grosso, cor marrom bem escura e quando eu reagi e a joguei no chão, senti uma resistencia! Não consigo achar fotos dela, nem consegui tirar foto. DEvo me preocupar:é possível existir mais? tenho medo de afastar o armário do canto e encontrar mais dela!

    ResponderExcluir
  112. Preciso que me tire uma duvida urgente.
    Tenho um filho de um pouco mais de 1ano e aqui no Pará estamos em um período muito chuvoso, por conta disso, surgem muitas aranhas. Eu realmente não sei qual espécie ela é. Tenho certeza que a mesma não caranganjeira, ou armadeira.
    De ontem para hoje, em um período muito pequeno de tempo ja matei duas delas. Gostaria que alguem me dissesse a espécie dela, se é venenosa/ou não e qual tipo de predador para elas.

    Quanto a aparência dela posso mandar foto caso me pessa.

    Agradeço muito caso respondam.

    ResponderExcluir
  113. Não consigo ignorar os milhos. 😂🤣 Adorei essas lindas meninas(os)

    ResponderExcluir
  114. Tenho em casa aranhas na cor marrom tem uns 3,5cm não vi aquelas presas nela. Sera que podem ser perigosas ? Tenho pavor😣

    ResponderExcluir
  115. Olá boa noite, meu filho esta noite acordou chorando muito , pois achei estranho Ele tem 1 ano e 5 meses mais dorme super bem quando acendi a luz pra ver oq era tinha uma aranha Em cima dele aí ela fugiu assim q peguei ele da cama , hj ele está cheio de bolinhas no corpo e teve febre , será q foi da aranha ? Como posso enviar uma foto q tirei dela pra vc ?

    ResponderExcluir
  116. Eu vi uma andando sobre minha coxa , era pequena ( de 1 a 2 cm ) tinha um corpo azulado fosco e patas laranjas fluorescentes. Alguém sabe que aranha é essa ?

    ResponderExcluir
  117. Tem uma aranha com uma teia em forma de funil, no canto superior da minha garagem, ela é preta e tem ums 8 a 10 cm.Ela fica sempre no final do funil. Que aranha é?

    ResponderExcluir
  118. Fui picada por uma aranha pequena, estava dentro da calça, ficou muito esmagada, as pernas são marrom claro com pontos preto na junta, a picada ficou doendo o dia todo e ainda está encomodando bastante, tem um pequeno vermelho claro e ao redor um.pequeno círculo mas claro com algumas bolinhas, aparentemente nas pesquisas que fiz parece ser a aranha redondinha ou a pholcus, o que me orienta fazer?

    ResponderExcluir
  119. Belo texto cara. Identifiquei todas as aranhas daqui de casa. Até área aranha prata (ou X) que eu nunca tinha visto por aqui.
    Abçs.

    ResponderExcluir
  120. Quase fui picado por uma aranha parecendo marrom, tinha um abdômen bem grande, mas devia ter visto o corpo que mostra a marca que todas tem, as papas moscas também já vi, da para ter como um animal doméstico, ruim que não dura muito tempo por isso não gosto de ter insetos ou outros artrópodes, aranha medonha é a armadeira isso não quero nem ver

    ResponderExcluir
  121. Ótimo texto. Eu encontrei aqui em casa uma aranha cinza com patas da frente grandes preto, branco e cinza. Vi que ela colocou sacos de ovos na teia, com laterais pontudas. Algumas semanas depois nasceram vários filhotes.
    Pesquisei mas não encontrei o nome correto dela nem outras informações.

    ResponderExcluir
  122. Se tá é louco, eu passo mal só olhando esse post, morro de medo de aranhas kkk.

    ResponderExcluir
  123. Tem uma aranha que apareceu na minha cama agora a pouco, ela é pequena e meio acinzentada com um pouquinho de preto, sabe me dizer se elas são perigosas?

    ResponderExcluir
  124. Bom dia! Parabéns pelo site! Excelente!

    ResponderExcluir
  125. Oi aqui em casa hoje achei uma aranha nas plantas e ela era vermelha ,não muito grande ,com as patas brancas e pretas(listrada) ela não era normal tinha um corpo estranho ,não sei explica. Você sabe qual é?

    ResponderExcluir
  126. Olá, na minha casa em volta dela toda está infestado de aranhas de telhado(maria bola), tem mais de 40 e elas se reproduzem e espalham muito rápido, gostaria de saber como faço p eliminá-las. Grata. Desde já

    ResponderExcluir
  127. Olá, na minha casa em volta dela toda está infestado de aranhas de telhado(maria bola), tem mais de 40 e elas se reproduzem e espalham muito rápido, gostaria de saber como faço p eliminá-las. Grata. Desde já

    ResponderExcluir
  128. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  129. Olá, achamos uma aranha aqui em casa ela é parecida com essa aranha vermelha da foto só que a bunda dela não é redondinha, ela tem o corpinho tipo um filete, eu tirei foto como faço para enviar? Ela é venenosa? Será que ela tem algum ninho aqui em casa? Temos um cachorro de 30kg, ela pode fazer mal a ele? Obrigada.

    ResponderExcluir
  130. Tenho um sitio e tem uma aranha em sua teia no portao de entrada,quando chego sempre tomo cuidado para ver aonde ela está, estava tentando identificar se ela é perigosa e vi que ela pode ser viúva negra ou a aranha das costas vermelhas que é da mesma família,minha dúvida é se corro risco ,é melhor tira lá de lá,pois quando ela percébe movimentação, ela entra em sua teia que parece um túnel,e fica lá dentro ate eu sair de perto ,depois ela retorna para sua teia grande que ela fez,curioso é que ela tem a teia normal e uma que parece ser seu esconderijo,o que devo fazer ?
    Aguardo

    ResponderExcluir
  131. Tem umas aranhas que sempre aparecem aqui em casa elas são médias e as as patas formam um círculo e são meio marrons

    ResponderExcluir
  132. Tem umas aranhas que sempre aparecem aqui em casa elas são médias e as as patas formam um círculo e são meio marrons

    ResponderExcluir
  133. Bom dia! Achei uma aranha de uns 5 cm no meu banheiro, ela tem o corpo marrom e as pernas bem compridas. Se te mandar a foto vc tem como me informar qual a espécie? Desde já agradeço e fico no aguardo

    ResponderExcluir
  134. Encontrei uma aranha bem pequena branca, gostaria de saber se é perigosa, venenosa?

    ResponderExcluir
  135. Encontrei uma aranha bem pequena branca, gostaria de saber se é perigosa, venenosa?

    ResponderExcluir
  136. Meu filho matou uma aranha estou na dúvida se aranha marrom ou a vermelha gostaria de enviar as fotos !!!

    ResponderExcluir
  137. Meu filho matou uma aranha estou na dúvida se aranha marrom ou a vermelha gostaria de enviar as fotos !!!

    ResponderExcluir
  138. Eu encontrei uma aranha aqui no quintal de casa. Ela teve filhotes recente e parece que eles saem de bolsas que sao presas a teias, ela é amarela e preta, queria saber o genero e especie, tenho algumas fotos dela pra mostrar

    ResponderExcluir
  139. Minha garagem é na terra e cresceu alguns matos, quando fui tirar percebi alguns tipos de aranha, dentre elas a aranha de prata, mas tem uma outra que tem muitas, centenas eu diria, elas tem patas finas, e saltam bastantes, a cor delas é um marrom claro, meu quintal também está empestado ao ponto de não poder nem estender roupas nos varais, oq fazer?

    ResponderExcluir
  140. Eu vi uma aranha com círculos vermelhos e pontos brancos era minha pelos e era pequena

    ResponderExcluir
  141. Vi uma aranha de quatro pernas que fez adiante delas uns zigzag muito estranha!!!

    ResponderExcluir
  142. Vi uma aranha lobo no meu banheiro, peguei ela e soltei na mata, também achei uma aranha que não sei qual é, como mando a foto para vocês identificarem?

    ResponderExcluir
  143. Resido no há 9 anos no litoral Norte da Bahia, sou de SP, fiquei encantada com a diversidade de insetos aqui nessa região,uma pena que exista campanha de conscientização de proteção ambiental aqui no Nordeste, os insetos e animais sofrem muito, vários pássaros presos, por falta de conhecimento o homem degrada o próprio ambiente que vive, o desequilibrio será sentido nas gerações futura.

    ResponderExcluir
  144. Vi uma aranha que julguei ser essas de jardim (Lycosa, eu acho), mas com um abdômen absurdamente maior que o normal. Quando ela caiu de cima de um móvel, chegou a fazer um "ploc" no chão, o que deu ideia de que era bem pesadinha. Devia ter uns 10-12cm. Que tipo de aranha pode ser?

    ResponderExcluir
  145. Vi uma pequena aranha em meu quintal, com corpo lilás e patas laranjas, acredito que seja rara, mas não consegui tirar foto pois ela pulou rápido para fora do muro... Procurei na internet mas não encontrei a espécie.. Tbm vi varias aranhas dentro de uma pedra na cachoeira.. Nossa que pavor.. E a mesma coisa.. Não tirei foto, sai correndo dali.. Tinham as patas bem grandes finas e altas, e corpo vermelho!
    Hoje na lavanderia de casa tinha uma muito grande, ao meu ver, não era bundudinha, bem parecida com a aranha marrom. Tenho 2 crianças e uma delas é um bebê de 4 meses. Espirrei veneno de baratas próximo a ela, mas ela se escondeu atrás da máquina.. Meu Deus.. Conseguimos filmes sem muito foco.. Mas agora estou no quarto sem conseguir dormir imaginando que ela esteja viva.. Q agonia!! Não sei como proceder...me ajude

    ResponderExcluir
  146. Adorei sua matéria, queria ser seu amigo

    ResponderExcluir
  147. Morro de medo
    ..mas tenho do de matar cada inseto faz sua parte né.. bacana a matéria parabéns!

    ResponderExcluir
  148. Como posso mandar fotos de uma aranha

    ResponderExcluir
  149. Eu tinha uma saltadora plexipus paykulli
    Mas soltei ela, mas uma semana depois encontrei outra q n tenho certeza se é uma saltadora msm
    Ela é assim: bem pequena, cinza (ou marrom até n consegui distinguir), sem detalhes no abdômen nem na cabeça e com as patas um pouco transparentes, deixando elas meio beges sabe?
    (Tanto q eu quase confundi ela com um besouro kkkkkk)

    ResponderExcluir
  150. Olá, tudo bem? hoje de noite estava mexendo no computador, quando olhei meu braço tinha uma aranha pequena, muito pequena, cor de palha, ou um marron bem fraquinho, a bunda dela era maior que o corpo e as pernas não era tão grandes, daí bati a mão para ela sair ela ficou pendurada no meu braço com a teia, não consegui identificar nenhuma picada porem meu braço está ardendo! ela tinha menos de 1CM pode ser uma aranha venenosa?

    ResponderExcluir
  151. Oi fui picado por uma aranha essa tarde toda preta com a parte traseira enorme média em torno 1,5 cm a 2 cm de tamanho sintoma : ardência vermelhidão e está arrochando agora almentando o tamanho mas não está doendo

    ResponderExcluir
  152. Me chamo roges sou de campo bom rio grande do sul se poderem me responde agradeço (051)98912 1797

    ResponderExcluir
  153. Acabei de ver uma aranha bem pequena no seu esconderijo tinha vários furinhos de teia suspeito ser uma aranha marrom

    ResponderExcluir
  154. Gente,tem umas 2 aranhas médias mais para pequenas no meu banheiro,elas são de cor de um vermelho bem escuro e eu qra saber de q espécie e nome ela é :'(

    ResponderExcluir
  155. Eu tirei uma foto da segunda aranha em uma.obra que trabalho achei fascinante ela mas nao gosto muito de especies silenciosas tanto aranha cobras e sapos kkk resumindo animais silenciosos eu nao gosto k mas gostei das explicacoes sobre elas

    ResponderExcluir
  156. Aqui em casa tem algumas queria tirar foto e postar aqui pra mostrar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Pode enviar para o email as fotos ou pela pagina do facebook (é mais rapido), e desculpe a demora para responder , não estou dando conta de responder todo mundo!

      Excluir

Postagens populares